Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
3º ano
Escrita de palavras; significado das palavras

Complete a cruzadinha abaixo, apenas com as palavras na horizontal.

1. Alimento derivado do leite.

2. Alimento usado para adoçar.

3. Produtos gerados pelos animais ovíparos.

4. Alimento usado geralmente para salgar.

5. Pó a que se reduzem os cereais moídos.

6. Profissional que faz o pão.

7. Substância que faz o pão crescer.

8. Nome dado ao tipo de pão que tem a massa bem escura.

9. O contrário de pão de açúcar.

10. Lugar para assar o pão.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos preenchem a cruzadinha com as palavras, com base nas dicas apresentadas, relacionando as palavras aos significados correspondentes.
Por trás da pergunta
Estabelecer correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, construindo a correspondência fonema/grafema-grafema/fonema, de modo a ler e escrever palavras e textos.
O que fazer antes

A utilização de palavras cruzadas em sala de aula é importante para propiciar oportunidades de desafio e curiosidade, pois além de promover a construção do conhecimento, favorece a ampliação do vocabulário e o desenvolvimento da ortografia. O objetivo desse trabalho é o de encontrar todas as palavras, por meio das dicas apresentadas. As dificuldades variam conforme o formato e a quantidade de palavras, assim como, a complexidade do tema escolhido. Quanto mais conhecido o tema, mais fácil se torna. Para auxiliar o trabalho, as cruzadinhas poderão ser montadas no quadro para que a turma possa resolver em conjunto ou de forma individual. Ao montar o diagrama da cruzadinha, lembre-se de organizá-lo com "espaços fechados de escrita", para que os alunos não os preencham incorretamente. Cada letra deve ser escrita em um espaço, sendo a quantidade de quadrinhos equivalente para cada palavra. Outra sugestão é propor o preenchimento de cruzadinhas em grupos e depois fazer a troca dos trabalhos para que os grupos façam a verificação entre eles.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho a fim de que os alunos saibam fazer as correspondências entre letras e seu valor sonoro. Ao escrever as palavras na cruzadinha, solicite aos alunos que soletrem e escrevam cada letra da palavra nos espaços determinados. Acompanhe o trabalho e verifique se não sobram letras. Ao iniciar esse trabalho com as palavras cruzadas, monte as palavras na horizontal, depois passe para as verticais. Ter uma palavra ou expressão já colocada auxilia o cruzamento com as palavras a serem descobertas.

Gabarito

1. Manteiga; 2. Açucar; 3. Ovos; 4. Sal; 5. Farinha; 6. Padeiro; 7. Fermento; 8. Preto; 9. Pão de sal; 10. Forno.