Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Poema; compreensão leitora

Leia o poema abaixo e responda às questões.

O CHÃO E O PÃO

O chão
O grão
O grão no chão

O pão
O pão e a mão
A mão no pão

O pão na mão
O pão no chão?
Não.

MEIRELES, Cecília. Ou Isto ou Aquilo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991, p. 56.

a) Qual é o alimento de que o poema trata?

(    ) Chão.

(    ) Mão.

(    ) Pão.

(    ) Grão.

b)
O poema faz uma reflexão sobre o processo de como o pão chega à nossa mesa. Qual o caminho que ele faz? Numere as frases abaixo de 1 a 4, formando uma sequência.

(    ) A farinha é utilizada para fazer o pão.

(    ) O grão de trigo é moído e transformado em farinha.

(    ) O pão é comprado na padaria e levado para a casa.

(    ) O processo começa com a plantação e colheita do grão de trigo.

c)
Quem é o profissional responsável por amassar e preparar o pão todos os dias?

(    ) Confeiteiro.

(    ) Agricultor.

(    ) Cozinheiro.

(    ) Padeiro.

d)
Que tal ilustrar o poema? Faça um desenho que o represente, no espaço abaixo.

(deixar espaço para o desenho do aluno)

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos leem e interpretam as questões com base em um poema.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero textual poema, localizando informações explícitas e realizando inferências, além de estabelecer conexões com o tema abordado a partir de seu conhecimento de mundo.
O que fazer antes

O trabalho com poemas visa não somente a reflexão dos alunos sobre a dimensão sonora das palavras, como também oportunizar práticas de leitura e de produção de texto. Antes da leitura, converse com a turma sobre o título do poema e do autor; leia o poema em voz alta para que os alunos percebam a entonação adequada em cada verso; promova atividades em que os alunos tenham que perceber as palavras que rimam ou mesmo tenham que completar frases com rimas. No caso deste poema, poderá ser colocado por escrito no quadro ou entregue de forma impressa. Chame a tenção para a organização gráfica, questionando os alunos quanto às imagens que aparecem no poema, o que elas parecem dizer. Converse com os alunos, estimulando-os a estabelecer relações de sentido entre pão e grão, grão e chão.

(Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: documento preliminar. Brasília: MEC, SEB, 2016.)

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, divida a turma em grupos, com alunos que tenham ou não total domínio da leitura. Distribua o texto fatiado em palavras, um para cada grupo. Peça que montem o texto, começando pelo título. Durante a atividade, faça intervenções quando necessário, especialmente na ordenação das partes pequenas do texto, como artigos ou preposições, a fim de garantir que todos possam compreender o sentido do texto.

Gabarito

a) Pão.

b) (  3  ) A farinha é utilizada para fazer o pão.

(  2  ) O grão de trigo é moído e transformado em farinha.

(  4  ) O pão é comprado na padaria e levado para a casa.

(  1  ) O processo começa com a plantação e a colheita do grão de trigo.

c) Padeiro.

d) Resposta pessoal.