Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
3º ano
Tempo

Imprimir

Indique no relógio analógico os horários indicados.


Agora responda:

a) Que horas serão em cada um dos 3 relógos depois que tiver passado 30 minutos?

b) Quanto tempo se passou entre a hora marcada no primeiro e no segundo relógio?

Por que perguntar
Fazer a correspondência de uma mesma hora em relógio digital e analógico. Prever que horas serão depois que um determinado período de tempo transcorreu.
Por trás da pergunta
Compreender diferentes maneiras de se indicar as horas (no formato digital e analógico). Calcular e predizer horários.
O que fazer antes

No cotidiano, os alunos encontram relógios analógicos e digitais e devem ser capazes de reconhecer as horas em ambas as formas. Hoje, os relógios digitais são bastante comuns, mas ainda é possível ver relógios analógicos. Veja qual dos dois formatos é mais comum no cotidiano dos alunos e comece a leitura das horas por ele.
Desenvolva atividades que permitam ao alunos: ler horas nos dois tipos de relógio; representar horas nos dois tipos de relógios; comparar horas expressas nos dois tipos de relógios, sempre reforçando que as horas são representações numéricas da passagem do tempo, do mesmo modo que os calendários e as folhinas. Eles devem compreender e associar que a mudança dos ponteiros ou a alteração do dígito no visor do relógio não são arbitrários, mas consideram uma convenção estabelecida: um minuto é composto de 60 segundo; 1 hora é formada de 60 minutos e um dia é formado de 24 horas.
Depois de terem se familiarizado com a leitura de horas, apresente aos alunos situações simples em que eles precisem fazer cálculos com horas inteiras, meias horas e um quarto de horas; bem como fazer relações entre hora/minuto entre outras. Ex: Se quando eu cheguei à escola eram 3 horas e já se passaram 2 horas, que horas são agora? O paciente chegou ao médico às 7 horas e saiu do consultório meia hora depois. A que horas ele saiu? Se o jogo demorou 60 minutos para ser realizado, quantas horas ele durou?

O que fazer depois

Faça a correção de cada item da questão, dando oportunidade para que os alunos que erraram a representação das horas compreendam o que deveriam ter feito. Estabeleça novas horas e peça que esses alunos as representem, com auxílio dos colegas. Depois, leia  as  perguntas a e b, solicitando igualmente que os alunos expliquem como chegaram às respostas. Faça novas perguntas, aproveitando as mesmas situações: Quanto tempo se passou entre a hora marcada no segundo relógio e no terceiro.  Formule então um desafio para os alunos: quanto tempo terá passado entre a hora marcada no primeiro e no segundo relógio? È possível que os alunos tenham dificuldade de compreender que, se o primeiro relógio marca 12:30 (da tarde), o segundo assinala 11:15 (da noite), tendo transcorrido, portanto,  10 horas e 45 minutos.

Gabarito

12:30 = Ponteiro Horas 12, Ponteiro Minutos 6

6:00 = Ponteiro Horas 6, Ponteiro Minutos 12

11:15 = Ponteiro Horas 11, Ponteiro Minutos 3

a) 1:00, 6:30 e 11:45.

b) Passaram-se 5 horas e meia.