Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Medidas e conversão

Observe a planta baixa de uma moradia.

Ilustração: Getty Images

DEIXAR A PLANTA COM 9,5 cm de largura x 7,2 cm de altura.

Vamos medir o tamanho dos ambientes? Lembre-se de converter os centímetros em metro!

a) Qual é a medida da parede do fundo da casa (em que ficam os quartos e o banheiro)?

b) Quais as medidas do hall de entrada?

c) Quais são as medidas do quarto com duas camas?

d) Quanto mede as paredes do quarto de casal?

Por que perguntar
Fazer medição usando régua milimétrica.
Por trás da pergunta
Converter centímetros em metros a partir de medidas de uma planta baixa.
O que fazer antes

Inicialmente, peça que os alunos meçam, por meio de régua, linhas retas e figuras no material didático previamente elaborado ou selecionado. Ensine-os a fazer a leitura das marcas presentes na régua: cada traço menor representa um milímetro, há um marco de tamanho intermediário, marcando o meio centímetro e o traço maior indicando o início de um novo centímetro. Retome a ideia já apresentada da representação de fração por meio de número decimal, esclarecendo, por exemplo, que 1,4 = 1 centímetro + 4 milímetros.

Quando os alunos demostrarem domínio nessa medição mais simples, proponha atividades em que eles tenham de fazer medições um pouco mais difíceis, por evolverem um todo e partes. Colete materiais de propaganda de anúncios imobiliários, que frequentemente trazem ilustrações com a planta baixa do empreendimento que está sendo divulgado. Essas plantas podem ser fotocopiadas e oferecidas aos alunos como material para elaboração de atividades. Eles podem medir o tamanho das paredes, janelas, portas e outros elementos presentes, além de fazer a adição de medidas (medida total de uma parede externa, que internamente pertencem a um quarto e à sala, por exemplo).

Os alunos ainda não são capazes de elaborar a noção de escala e, portanto, deve-se reproduzir as figuras de tal modo que estejam reduzidas em 100 vezes. Assim, 1 cm equivalerá a 100 cm na medida real, ou seja, a 1 metro.

O que fazer depois

Criar atividade que possibilitem o uso de instrumentos de medida convencionais e não convencionais e enfatizar suas relações e composições.

Gabarito

Fazer a impressão da questão para definir as respostas ou fornecer orientação para o professor.