OBSERVE AS IMAGENS:
IMAGEM 1
IMAGEM 2
QUAL DOS DOIS JEITOS FOI MAIS FÁCIL CONTAR? POR QUÊ?
Matemática
1º ano
Contagem/Agrupamento
OBSERVE AS IMAGENS:
IMAGEM 1
IMAGEM 2
QUAL DOS DOIS JEITOS FOI MAIS FÁCIL CONTAR? POR QUÊ?
Desenvolva uma sequência de atividades em que os alunos contem objetos semelhantes (tampinhas, lápis, bolas de gude). Em um segundo momento, peça que eles comparem quantidades diferentes, indicando menor ou maior quantidade. Solicitar que os alunos, em pequenos grupos, contem uma quantidade grande de tampinhas (ou figurinhas, ou bolinhas de gude, ou pedrinhas). É importante que os alunos sintam dificuldade em contar. Percam a contagem ou não encontrem a quantidade certa, pois o professor poderá, em seguida, propor que eles façam agrupamentos das tampinhas: de 10 em 10, de 5 em 5 e verifiquem se isso ajudou na contagem. Os alunos conseguem contar de 10 em 10 facilmente e isso pode ajudar no momento dos agrupamentos.
Se os alunos não conseguiram perceber que o agrupamento facilita a contagem, proponha outras situações de contagem com grandes quantidades.
Questões em destaque