Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Contagem/Agrupamento

OBSERVE AS IMAGENS:

IMAGEM 1

IMAGEM 2

QUAL DOS DOIS JEITOS FOI MAIS FÁCIL CONTAR? POR QUÊ?

Por que perguntar
Contagem de quantidades desorganizadas e quantidades organizadas em agrupamentos diversos.
Por trás da pergunta
Perceber que o agrupamento facilita a contagem.
O que fazer antes

Desenvolva uma sequência de atividades em que os alunos contem objetos semelhantes (tampinhas, lápis, bolas de gude). Em um segundo momento, peça que eles comparem quantidades diferentes, indicando menor ou maior quantidade. Solicitar que os alunos, em pequenos grupos, contem uma quantidade grande de tampinhas (ou figurinhas, ou bolinhas de gude, ou pedrinhas). É importante que os alunos sintam dificuldade em contar. Percam a contagem ou não encontrem a quantidade certa, pois o professor poderá, em seguida, propor que eles façam agrupamentos das tampinhas: de 10 em 10, de 5 em 5 e verifiquem se isso ajudou na contagem. Os alunos conseguem contar de 10 em 10 facilmente e isso pode ajudar no momento dos agrupamentos.

O que fazer depois

Se os alunos não conseguiram perceber que o agrupamento facilita a contagem, proponha outras situações de contagem com grandes quantidades.

Gabarito

Os alunos devem concluir que os objetos agrupados facilitam a contagem.