Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
2º ano
Letra inicial; vogais e consoantes; nomes de alimentos

Imprimir

Observe alguns alimentos vendidos na feira e veja as palavras escritas no quadro.

 
Foto: Getty Images

  ESPINAFRE – OVO – UVA – ABACAXI  –  BANANA MAMÃO – INGÁ – TANGERINA  –  CHUCHU – SALSA – BRÓCOLIS – COENTRO – AGRIÃO – ERVILHA  

 

a) Escreva na tabela abaixo os nomes dos alimentos que iniciam com as vogais.

A
E
I
O
U


b) Escreva na tabela abaixo os nomes dos alimentos que iniciam com as consoantes indicadas.

B
C
M
S
T


c)
Escreva na tabela abaixo os nomes dos alimentos que apresentam os grupos consonantais indicados. 

BR
FR
GR
TR
Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos identificam, dentre um conjunto de alimentos, apenas os alimentos cujos nomes se iniciam com determinada letra e os classificam conforme as vogais apresentadas.
Por trás da pergunta
Ter o domínio das correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos, bem como identificar as letras iniciais.
O que fazer antes

Com o uso do alfabeto móvel, cartelas ou jogos, a ideia é oportunizar as mais diversas atividades de leitura e de análise da escrita, de forma a trabalhar a percepção das palavras que iniciam com determinado som/ letra. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que as crianças descobrem o valor da escrita, são estimuladas a buscarem a ortografia correta das palavras.

Para trabalhar com os diferentes grupos consonantais (por exemplo: BL, CL, FL, GL, PL ou BR, CR, DR, FR, GR, PR, TR, VR), é interessante criar cruzadinhas (a partir de charadinhas ou imagens) ou elaborar atividades em que os alunos tenham de acrescentar/suprimir o L ou o R para “descobrir” uma nova palavra.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho, solicitando que os alunos pensem ou busquem diversas palavras significativas, iniciadas pelas letras indicadas, de modo que possam criar listas de palavras, classificando-as quanto à letra inicial e registrá-las no quadro, em cartazes ou no caderno.

Gabarito

A – abacaxi

E – ervilha

I – ingá

O – ovo

U – uva

B - banana

C - chuchu

M – mamão

S - salsa

T – tangerina

BR – brócolis

FR - espinafre

GR – agrião

TR - coentro