Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Texto publicitário; compreensão leitora

Observe o cartaz feito pelo Ministério da Saúde para uma campanha publicitária e responda às questões.

Disponível em: http://prefeituradelevygasparian.com/wp-content/uploads/2017/05/Campanha-da-Vacinacao.png. Acesso em: 03 jun. 2017

a) Qual é o objetivo dessa campanha?

b) Para quem essa campanha é direcionada?

c) Qual o período da campanha?

d) Você acha essa campanha importante? Por quê?

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem a finalidade do texto publicitário apresentado, localizando as informações explícitas.
Por trás da pergunta
Realizar a leitura e compreender a finalidade do texto, bem como identificar as informações explícitas.
O que fazer antes

E? importante que os alunos saibam para que estão lendo um determinado texto: localizar alguma informac?a?o em uma lista telefo?nica; ler uma histo?ria para se divertir; ler um texto instrucional para executar uma ac?a?o; dentre outros exemplos. A ideia é que os alunos possam ter contato com ge?neros textuais diversos, sejam notícias, reportagens, entrevistas, charges, histórias em quadrinhos, anúncios, contos, poemas, etc. É importante manusear livros, revistas, enciclopédias e dicionários ou outros materiais do dia a dia, tidos como portadores de texto. O texto apresentado se refere a uma campanha publicitária. Ao trabalhar com esse gênero de texto, deixe claro para os alunos as diferenças entre a campanha publicitária e a propaganda. Em geral, as campanhas publicitárias têm por objetivo conscientizar as pessoas a respeito de algum problema de ordem coletiva, como a saúde ou o meio ambiente. As propagandas objetivam anunciar ou vender um produto.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, dê continuidade ao trabalho, explorando com os alunos as finalidades dos diferentes textos lidos em sala de aula. Leve diferentes textos de campanha ou de propaganda para serem analisados em sala de aula. Trabalhe a ideia central de cada texto e outras informações complementares. As situac?o?es de leitura na?o devem se limitar aos momentos de sala de aula, mas devem tambe?m ser aproveitadas na biblioteca escolar, no laborato?rio de informa?tica, no pa?tio e nos corredores da escola.

Gabarito

Sugestão de resposta:

a) Orientar as pessoas para se vacinarem contra a gripe.

b) É direcionada para pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e mulheres no pós-parto, profissionais da saúde, professores, doentes crônicos e portadores de condições especiais.

c) A campanha vai de 17 de abril a 26 de maio.

d) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos considerem essa campanha importante porque as pessoas devem se vacinar para proteger a saúde.