Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Sistema monetário brasileiro

Uma loja está realizando uma promoção de notebooks. Robson avaliou a relação entre o custo e o benefício e escolheu este modelo:

Notebook R$ 1.842,00

Foto: Getty Images

Ele vai efetuar o pagamento à vista e em dinheiro. Para efetuar o pagamento quantas cédulas de cada valor ele poderá utilizar?

Por que perguntar
Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema.
Por trás da pergunta
Reconhecer que é possível reunir um determinado valor monetário empregando diversas composições de cédulas e moedas de diferentes valores.
O que fazer antes

Os alunos devem ter familiaridade com os diferentes valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro. Nessa etapa escolar, eles devem ser capazes de compor valores utilizando diferente combinações de cédulas e moedas. Explore a ideia de que, ao adquirir um bem, deve-se avaliar a relação entre o custo e o benefício. Desse modo, nem sempre o bem mais barato é o mais vantajoso, pois ele pode ser de qualidade inferior e, portanto, ter menor durabilidade ou estar mais sujeitos a defeitos, o que representará futuramente despesas (mais gastos, logo, mais caro).

O que fazer depois

Jogos como banco imobiliário são boas atividades para desenvolver a compreensão de preço, custo, benefício, quantidade e valor monetário, simulando situações reais que facilitam a compreensão e aprendizagem de conceitos matemáticos que fazem parte do cotidiano.

Gabarito

São possíveis várias combinações. A que envolverá o menor número de cédulas será:

18 cédulas de R$ 100,00

2 cédulas de R$ 20,00