Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
2º ano
Unidade de medida de capacidade

Um galão de água tem 6 litros.

a) Quantas garrafas iguais à da imagem será possível encher com esse galão?

b) Se as garrafas tiverem capacidade para 2 litros, quantas garrafas será possível encher?

Por que perguntar
Reconhecer capacidades equivalentes à unidade de medida litro.
Por trás da pergunta
Compreender que uma mesma quantidade pode ser armazenada em diversos recipientes com capacidades equivalentes.
O que fazer antes

Apresentar unidades de medidas de capacidade convencionais e não convencionais. Seria interessante se os alunos pudessem manusear diferentes recipientes, descobrindo as equivalências (quantos copos cabem em um litro, dois litros caberão em um garrafão de 2 litros, etc). Para ampliar o leque de recipientes, peça que os alunos tragam de casa vasilhames e embalagens vazias. Esse conjunto de objetos poderão ser depois classificados e organizados por meio de atividades em grupos, motivadoras, depois, de conversas acerca de como foi realizado o trabalho.

O que fazer depois

Se poucos alunos tiverem mostrado compreensão do conceito de capacidade, execute a resolução da questão por meio de uma demonstração prática.

Caso os alunos tenham mostrado compreensão da noção de capacidades equivalentes em litros, o professor pode ampliar o estudo, dividindo a turma em grupos e criar desafios que os estimulem a completar um galão de 5 ou 6 litros com água (que pode receber um corante) usando recipientes com menor capacidade (1/4 de litro, meio litro, etc).

Gabarito

a) Será possível encher 6 garrafas.

b) Será possível encher 3 garrafas.