Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
5º ano
Múltiplo

Paulo  vende rosas em restaurantes frequentados por casais de namorados. Na próxima semana será o Dia dos Namorados e ele está calculando quanto precisará comprar de produtos para duplicar ou quadruplicar a quantidade de rosas de rosas que ele vende regularmente. Ele normalmente vende 60 buquês por final de semana.

Geralmente, o buquê que ele oferce aos clientes é composto por uma rosa branca e duas rosas vermelhas. Essas rosas são compradas no mercado, às dúzias.

Com base nessas informações, assinale V para as afirmações corretas e F para as falsas.

(    ) Para quadruplicar as vendas, ele terá de vender mais de 500 rosas.

(    ) Ele precisará de 120 rosas brancas se quiser duplicar as vendas.

(    ) Se ele conseguir quadruplicar as vendas, terá vendido 480 rosas vermelhas.

(    ) Vender 240 buquês representaria do dobro da venda regular.

(    ) Como as rosas são vendidas em maços formados por dúzias, o ideal é que ele tripicasse as vendas, pois não haveria sobras.

Por que perguntar
Calcular dobro, triplo e quádruplo.
Por trás da pergunta
Resolver situação problema aplicando as noções associadas aos múltiplos.
O que fazer antes

Uma vez dominada as operações de multiplicação, os alunos podem avançar no sentido de realizar operações envolvendo múltiplos: dobro, triplo, quádruplo, reconhecendo que isso é o mesmo que multiplicar por 2, por 3 ou por 4 respectivamente.

Apresente situações problemas envolvendo incialmente apenas a noção de dobro e a partir dela mostre como calcular qualquer outro valor múltiplo.

O que fazer depois

Faça correção de cada item da questão, solicitando que os próprios alunos expliquem que operação precisava ser feita para saber assinalar corretamente a resposta. Mostre como em vários casos a operação poderia ser realizada mentalmente, sem a necessidade de efetuar a conta.

Gabarito

(  F  ) Para quadruplicar as vendas, ele terá de vender mais de 600 rosas.

(  V  ) Ele precisará de 120 rosas brancas se quiser duplicar as vendas.

(  V  ) Se ele conseguir quadruplicar as vendas, terá vendido 480 rosas vermelhas.

(  F  ) Vender 240 buquês representaria do dobro da venda regular.

(  V  ) Como as rosas são vendidas em maços formados por dúzias, o ideal é que ele tripicasse as vendas, pois não haveria sobras.