Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
3º ano
Medidas

Joana precisava pagar uma conta em dinheiro, ela foi até o caixa eletrônico para sacar e viu as seguintes informações:

Este caixa está operando apenas com as cédulas

e

A conta que Joana precisava pagar era no valor de R$ 122,00.

a) Qual o valor que ela precisou sacar?

a) Quantas cédulas de cada um desses valores ela pode ter recebido?

__________________________

Por que perguntar
Identificar a composição de cédulas para compor um determinado e
Por trás da pergunta
Compreender diferentes composições para juntar determinado valor monetário.
O que fazer antes

O aluno precisa ter a oportunidade de reconhecer cédulas e moedas que circulam em seu país, suas possíveis trocas e equivalências e a função do valor da moeda corrente.

O aluno precisa ter noção de cédulas e moedas em reais, reconhecendo a associação desses valores para chegar a outros, Ex: três cédulas de R$ 10,00 equivalem a R$ 30,00 e três cédulas de R$2,00 equivalem a R$6,00. Portanto, não é a quantidade de notas que determina o valor monetário, mas o valor de face delas.  Propor atividades que possibilitem ao aluno o uso de cédulas e moedas (reproduzidas em papel).

Atividades e jogos como Banco imobiliário ou brincadeiras de faz de conta como loja de venda de brinquedos podem ajudar a criança a formular melhor seus conceitos relacionados a moeda e cédulas. Brincando de comercializar brinquedos, fazendo uso de notas de papel, os alunos podem desenvolver habilidades de cálculo mental e reconhecimento dos valores da moeda corrente.

O que fazer depois

Ao fazer a correção oral da questão, ressalte que não havia uma única resposta possível para o item b da questão. Peça a alunos que determinaram diferentes composições as apresentem aos colegas.

Gabarito

a) Ela precisou sacar R$125,00.

b) Os alunos podem indicar várias possibilidades de composição : 6 cédulas de R$ 20,00 + 1 cédula de R$ 5,00 ou  5 cédulas de R$20,00 e 5 cédulas de 5, entre outras.