Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
4º ano/ 5º ano

Uma das etapas essenciais do ciclo de vida dos seres vivos é a reprodução. No caso das plantas, você aprendeu que elas podem se reproduzir de várias maneiras.

Uma das maneiras mais comum é por meio de sementes.

a) Como se formam as sementes?

b) Como a semente dá origem a uma nova planta?

Por que perguntar
Descrever a formação da semente dentro do processo reprodutivo das plantas.
Por trás da pergunta
Compreender diferentes processos de reprodução dos vegetais.
O que fazer antes

A ideia de que os seres vivos têm um ciclo de vida foi introduzida no 2º ano e deverá ser retomada mais uma vez, agora com o objetivo de aprofundar o estudo de uma etapa fundamental desse ciclo: a reprodução. Mais uma vez os alunos devem perceber como na natureza existem diversas possibilidades de reprodução, sendo que nas plantas ela pode ocorrer por meio de sementes ou por meio da chamada reprodução vegetativa, que se dá por meio de raízes ou caules (de onde saem brotos).

Como em muitas outras situações, as aulas de Ciências serão mais interessantes e eficazes se o conteúdo for explorado por meio da observação. Leve para a classe algumas flores (por meio das quais os alunos possam ver as partes que compõem o seu aparelho reprodutor), frutas em que os alunos possam observar as sementes (únicas, como no caso do abacate, ou múltiplas, como no caso da goiaba ou maçã), uma batata ou batata doce brotada e um pedaço de bambu ou cana-de-açúcar em que se possa ver o “olho” de onde sairá o broto de uma nova planta. O trabalho de observação poderá ser complementado com a observação dos esporos de uma samambaia, mas é importante esclarecer que os esporos não são sementes.

O que fazer depois

Organize um quadro sinótico, resumindo todo o assunto estudado:

Gabarito

a) As sementes se originam da fecundação do óvulo por célula reprodutiva masculina, geralmente por meio da polinização. O ovário passa por um processo de modificação e se desenvolve na forma de fruto, que envolve a semente.

b) Quando ela (a semente) encontra condições apropriadas, germina e dá origem a uma nova planta.