OBSERVE ABAIXO AS BOLINHAS DE GUDE.
A) QUANTOS GRUPOS COM 10 BOLINHAS DE GUDE PODEM SER FORMADOS?
B) QUANTOS GRUPOS COM 5 BOLINHAS DE GUDE PODEM SER FORMADOS?
C) QUANTAS BOLINHAS DE GUDE TEMOS AO TODO?
Matemática
1º ano
Contagem e Agrupamentos
OBSERVE ABAIXO AS BOLINHAS DE GUDE.
A) QUANTOS GRUPOS COM 10 BOLINHAS DE GUDE PODEM SER FORMADOS?
B) QUANTOS GRUPOS COM 5 BOLINHAS DE GUDE PODEM SER FORMADOS?
C) QUANTAS BOLINHAS DE GUDE TEMOS AO TODO?
Organize a turma em pequenos grupos e disponibilize para cada um deles um conjunto de objetos semelhantes: tampinhas, lápis, botões, etc. Os grupos devem ter a mesma quantidade de objetos (10 objetos). Peça que agrupem o conjunto em pares (de dois em dois) e pergunte: quantos grupos se formaram? Explore as diferentes respostas dadas pelos alunos, até que todos cheguem a uma resposta comum. Depois, peça para agrupar de 5 em 5 e que também digam quantos agrupamentos formaram. Por fim, pergunte: é possível formar grupos de 4 elementos? O que ocorre nesses casos? (sim, pode-se formar dois grupos, mas sobram dois elementos).
Apresente, então, atividades impressas em que os alunos tenham que agrupar os elementos.
Promova uma discussão coletiva com os alunos, questionando-os sobre qual dos agrupamentos foi mais fácil para se contar. Questione ainda se algum deles gostaria de fazer um outro agrupamento e qual seria.
Questões em destaque