Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Contagem e Agrupamentos

OBSERVE ABAIXO AS BOLINHAS DE GUDE.

A) QUANTOS GRUPOS COM 10 BOLINHAS DE GUDE PODEM SER FORMADOS?

B) QUANTOS GRUPOS COM 5 BOLINHAS DE GUDE PODEM SER FORMADOS?

C) QUANTAS BOLINHAS DE GUDE TEMOS AO TODO?

Por que perguntar
Perceber que se pode formar diferentes agrupamentos com uma mesma quantidade de objetos.
Por trás da pergunta
Perceber que os agrupamentos facilitam a contagem de diferentes quantidades.
O que fazer antes

Organize a turma em pequenos grupos e disponibilize para cada um deles um conjunto de objetos semelhantes: tampinhas, lápis, botões, etc. Os grupos devem ter a mesma quantidade de objetos (10 objetos). Peça que agrupem o conjunto em pares (de dois em dois) e pergunte: quantos grupos se formaram? Explore as diferentes respostas dadas pelos alunos, até que todos cheguem a uma resposta comum. Depois, peça para agrupar de 5 em 5 e que também digam quantos agrupamentos formaram. Por fim, pergunte: é possível formar grupos de 4 elementos? O que ocorre nesses casos? (sim, pode-se formar dois grupos, mas sobram dois elementos).

Apresente, então, atividades impressas em que os alunos tenham que agrupar os elementos.

O que fazer depois

Promova uma discussão coletiva com os alunos, questionando-os sobre qual dos agrupamentos foi mais fácil para se contar. Questione ainda se algum deles gostaria de fazer um outro agrupamento e qual seria.

Gabarito

a) 3 grupos.