Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Medida de comprimento

Ilustração: Getty Images

Jogadores de basquete geralmente têm estatura elevada, muitos deles superando os 2 metros de altura.  Observe a altura dos 5 jogadores acima.

a) Qual desses jogadores é o mais alto?

b) Qual a diferença, em centímetros, entre o jogador mais alto e o mais baixo?

c) Qual a diferença de altura entre o jogador com a camiseta 7 e com a 89?

d) Quantos centímetros de altura tem cada jogador?

Por que perguntar
Identificar, comparar e fazer cálculos usando medidas em metros; converter medida na unidade metro em centímetro.
Por trás da pergunta
Converter metros em centímetros e realizar cálculos com medidas de comprimento.
O que fazer antes

Trabalhar com sequências didáticas que favoreçam a conversão de metros em centímetros – medida de comprimento. Realizar atividades envolvendo o uso de medidas de comprimento convencionais ou não (passos, palmos, centímetros e metros) para que o aluno possa compreender suas funcionalidades em atividades cotidianas.

O que fazer depois

Organize uma sequência de atividades com dificuldades progressivas, por meio das quais os alunos possam ir aprofundando seus conhecimentos. Observe que na questão os alunos comparam as alturas dos cinco jogadores, identificando o mais alto e o mais baixo, calculam a diferença entre eles, e ainda ordenam a altura dos jogadores, possibilitando a verificação, portando, de diversos aspectos trabalhados durante as aulas em que se tratou das medidas de comprimento.

Gabarito

a) O jogador com a camiseta 50.

b) Ele tem 27 cm a mais de altura.

c) O jogador 7 tem 15 cm a menos (outra resposta: O jogador 89 tem 15 cm a mais).

d) 195cm, 198 cm, 207 cm, 194 cm e 180 cm.