Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
2º ano
Seres vivos

Observe a foto a seguir.

Foto: Getty Images

Esse não é o modo natural que os animais encontram para se aquecer, quando vivem na natureza. Essa maneira (de ligar o aquecedor de ambientes) foi criada pelos seres humanos.

a) O tipo de alteração no ambiente que os seres humanos provocam são semelhantes às que os outros animais causam?

b) Casas e apartamentos não são habitats naturais dos cães. Nas aulas de Ciências você aprendeu que cada espécie animal vive em um habitat natural próprio.

Escreva um pequeno texto contando como é o habitat natural de dois animais que você conheceu nas aulas.

Por que perguntar
Reconhecer o que são nichos ecológicos.
Por trás da pergunta
Compreender a relação entre habitat e nicho ecológico.
O que fazer antes

Os alunos em geral apreciam os animais e gostam de conhecer o modo como vivem. Apresente fotos ou um pequeno vídeo mostrando o modo de vida de um animal em seu ambiente natural. Esclareça que esse animal, assim como qualquer outro, vive em um determinado ambiente onde as suas condições de vida são favorecidas. E que esse ambiente onde vivem é chamado de habitat. Proponha, então, que cada aluno escolha um animal e realize uma pesquisa – usando livros da biblioteca, ou recursos disponíveis na internet – para conhecer o habitat desse animal escolhido. Eles devem descrever esse local: floresta, mata, águas oceânicas (do mar), mangue, deserto, etc. e as interações que têm com outros animais e o ambiente. Com essas informações, organize um mural na sala de aula. Havendo possibilidade, o mural pode ser montado sobre um planisfério, de modo que sejam indicados os locais onde esses animais vivem (as savanas africanas, no caso de leões, elefantes e zebras, por exemplo). Chame atenção para aqueles animais que compartilham um mesmo habitat, como macacos, antas e pássaros, no caso da Mata Atlântica, por exemplo, ou caranguejos e guarás, no caso de certas áreas de mangue no Brasil. Caso nenhum aluno tenha pesquisado, apresente a eles animais que vivem nas geleiras do Ártico, como os ursos polares e as focas.

Explique então que o conjunto de interações que cada ser vivo tem com o seu ambiente, de modo a manter-se vivo e reproduzir-se é chamado de nicho ecológico. A ideia será compreendida tanto mais exemplos significativos forem oferecidos: a gralha que esconde o pinhão (farto no lugar onde ela vive) no solo ou o esquilo que enterra a noz para se alimentar posteriormente; a arara que constrói seu ninho em um oco de árvore não visível a seu predador, o caule da planta que cresce rapidamente para alcançar um ponto atingido pela luz do sol.

Esclareça, por fim, que os seres humanos, assim como outros animais,  modificam e alteram o ambiente para atender suas necessidades de sobrevivência. Os seres humanos, entretanto, ao modificarem ou alterarem o ambiente fazem isso provocando impactos muito maiores.

Assim, constrói uma casa como muitos outros animais, mas inventou energia elétrica e aquecedor para poder andar de camiseta, mesmo que lá fora esteja nevando muito. Ou ar condicionado, para enfrentar os dias muito quentes.

Conclua dizendo que os seres humanos também retiram outros seres vivos de seus ambientes naturais para coloca-los em ambientes que ele cria: o peixe que sai do mar para viver no aquário, o camarão que é criado em tanques, bois e vacas que vivem em fazendas/áreas confinadas. Às vezes ele provoca alterações nas interações entre os seres vivos: a pulga que “mora” no corpo do cachorro pula para o colchão da cama; a formiga que fazia seu formigueiro na terra mas agora também constrói sua moradia nos vãos das paredes.

O que fazer depois

Verifique a possibilidade de indicar uma leitura para os alunos cuja trama envolva questões ambientais.

Gabarito

a) Não. As alterações que os seres humanos provocam geralmente geram maiores impactos no ambiente, muitas vezes causando sérios desequilíbrios, que o colocam em risco.

b) O aluno devem apresentar algumas características básicas do ambiente natural de dois animais que foram pesquisados por ele durante o estudo.