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QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
2º ano
Palavras escritas com CA, CO, CE, CI, ÇA, ÇO

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Observe as palavras que estão dentro do quadro. Complete a tabela com as palavras que apresentam as sílabas indicadas. Para cada sílaba, escreva duas palavras.


CADEIRA – CELEIRO – COLAR – TAÇA – TOUCINHO – POÇO

CENOURA – ESPECIAL BERÇO – ESCADA – ESCOLA – GARÇA

CA

 

 

CO

 

 

CE

 

 

CI

 

 

ÇA

 

 

ÇO

 

 

Por que perguntar
ideia é verificar se os alunos conseguem perceber as diferenças de escrita entre as palavras que apresentam CA, CO, CE, CI, ÇA, ÇO.
Por trás da pergunta
Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras e compreender que ao trocar ou substituir letras, novas palavras podem ser formadas.
O que fazer antes

A partir de palavras conhecidas dos alunos, trabalhe com a troca, exclusão ou substituição de letras para a formação de novas palavras por meio de atividades ou jogos em sala de aula. Em português, existem várias palavras com ç, ou seja, que contêm cê-cedilha em sua grafia. O ç é utilizado antes das vogais a, o ou u (ça, ço, çu, ção e ções) para produzir o som /s/. Não deixe de reforçar que não se deve usar ç antes da vogal i e da vogal e, apenas c. O grupo silábico fica ça, ce, ci, ço, çu (sendo lido como sa, se, si, so, su). Em português existem palavras com ç no meio. Não existem palavras com ç no início ou no final. Destaque as regras para o uso do ce, ci: nunca se usa o ç nas palavras que tem ce, ci.

(Fonte: https://www.normaculta.com.br/palavras-com-c/)

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho a fim de que os alunos saibam fazer as correspondências entre letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras novas, ampliando o vocabulário. Estimule os alunos a perceberem a escrita de palavras com CA, CO, CE, CI, ÇA, ÇO, estabelecendo as diferenças de uso. Realize jogos de bingo de figuras e palavras, nos quais, ao mesmo tempo em que brincam, os alunos trabalham com hipóteses sobre a escrita, sistematizando os conhecimentos.

Gabarito

CA – CADEIRA / ESCADA

CO – ESCOLA / COLAR

CE – CENOURA / CELEIRO

CI – ESPECIAL / TOUCINHO

ÇA – GARÇA / TAÇA

ÇO – BERÇO / POÇO