Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Formação de sílabas; vogais e consoantes

Magali adora comer frutas, mas precisa de ajuda para escrever seus nomes. Complete os nomes das frutas com as vogais e registre o número de sílabas de cada palavra.

_____B _____C _____ T_____

_____M____  ______X_____

______B_____C _____ X _____

_____M______R______

_____C_____R_____L_____

Fotos: Getty Images

Em seguida, responda: o que essas palavras têm em comum?

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos realizam análise fonológica de palavras, segmentando-as oralmente em unidades menores (partes de palavras, sílabas).
Por trás da pergunta
Reconhecer que as sílabas variam quanto à sua combinação entre consoantes e vogais (CV, CCV, CVV, CVC, V, VC, VCC, CCVCC) e que as vogais estão presentes em todas as sílabas; bem como realizar a correspondência entre letras ou grupos de letras e o seu val
O que fazer antes

Com o uso do alfabeto móvel, cartelas ou jogos, a ideia é oportunizar as mais diversas atividades de leitura e de análise da escrita, de forma a trabalhar a percepção das palavras que são escritas com determinadas letras, a compreensão que palavras diferentes compartilham certas letras, que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras, ao reconhecimento que as sílabas variam quanto às suas composições e que as vogais estão presentes em todas as sílabas. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que as crianças descobrem o valor da escrita, são estimuladas a buscarem a ortografia correta das palavras.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho, solicitando que os alunos pensem ou busquem diversas palavras significativas, escritas com determinadas letras indicadas, de modo que possam criar listas de palavras e registrá-las no quadro, em cartazes ou no caderno. O uso de cruzadinhas ou preenchimento de lacunas auxilia na identificação da quantidade de sílabas em cada palavra.

Gabarito

ABACATE - 4

AMEIXA - 3

ABACAXI - 4

AMORA - 3

ACEROLA - 4

Todas as palavras iniciam com a letra A.