Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Palavras terminadas em oso e osa

1) Leia a frase a seguir e responda às questões.

Magali é uma menina gulosa.

a) A quem se refere a palavra “gulosa” na frase acima e o que ela significa?

_______________________________________________

b) Para nos referirmos a um menino que apresente a mesma característica de Magali, que palavra usaríamos?

_______________________________________________

2) Preencha as lacunas, transformando os substantivos indicados em adjetivos, acrescentando as terminações oso ou osa nas palavras. Faça as adequações necessárias.

a) Orgulho

Moça ___________________________________________

Pai _____________________________________________

b) Sabor

Suco______________________________________________

Comida____________________________________________

c) Maravilha

Casa______________________________________________

Espetáculo_________________________________________

d) Músculo

Perna_____________________________________________

Rapaz_____________________________________________

e) Manha

Animal____________________________________________

Criança___________________________________________

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos fazem uso adequado dos adjetivos, concordando-os em gênero com os substantivos a que se referem.
Por trás da pergunta
O objetivo de aprendizagem se refere ao reconhecimento da regularidade morfológico-gramatical na formação de substantivos e adjetivos.
O que fazer antes

É importante esclarecer que as terminações -OSO e -OSA são usadas em adjetivos derivados de substantivos, tais como saboroso (derivado de “sabor”) ou atenciosa (derivado de "atenção"). Essas palavras sempre são escritas com S. Promova atividades em que os alunos percebam as diferenças de uso nessas situações.  Organize listas de substantivos e peça que os alunos os transformem em adjetivos masculinos ou femininos, complementando frases ou expressões.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de atividades com listas de palavras ou frases em que apareçam palavras com as terminações oso e osa. Proponha que os alunos separem as palavras em dois grupos terminados em oso ou osa. Solicite que observem as diferenças e retomem a regra de uso para cada caso.

Gabarito

1a) A palavra gulosa se refere à menina Magali e significa que ela gosta de comer muito.

1b) Guloso.

2a) Moça orgulhosa, pai orgulhoso.

2b) Suco saboroso, comida saborosa.

2c) Casa maravilhosa, espetáculo maravilhoso.

2d) Perna musculosa, rapaz musculoso.

2e) Animal manhoso, criança manhosa.