Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Sistema monetário brasileiro

Ana coleciona bonecas. Em seu aniversário, sua mãe a levou ao shopping para que a menina escolhesse duas bonecas novas para a sua coleção. Estas foram as bonecas que Ana escolheu.

A mãe de Ana levou as cédulas abaixo:

Alternativas:

a) Qual o valor total das bonecas?

b) Quanto a mãe de Ana receberá de troco?

c) Qual a diferença de valores entre a boneca mais cara e a mais barata?

Por que perguntar
Resolver situação-problema envolvendo adição de valores monetários.
Por trás da pergunta
Fazer cálculos de adição e subtração com valores monetários inteiros (sem o uso de centavos).
O que fazer antes

Propor situações diversas em que os alunos possam comprender e usar o sistema monetário, reconhecendo e compondo valores, fazendo cálculos. Deve-se privilegiar estratégias didáticas que privilegiem  a troca de ideias entre os alunos  e discussões coletivas acerca de diferentes estratégias de cálculos.

O que fazer depois

Discuta com os alunos cada item da questão e como poderiam ser respondidos. Procure identificar o motivo pelo qual eventualmente alguns alunos não acertaram as perguntas e mostre em que aspecto eles se enganaram. Apresente nova situação problema para verificar se eles compreenderam.

Gabarito

a) Cálculo do valor total das duas bonecas: 32,00 +43,00 = 75,00

b) Cálculo do valor total em cédulas: 10,00 + 50,00 + 20,00 + 20,00=100,00

Cálculo da diferença: 100,00 – 75,00=25,00

c) Qual a diferença de valores entre a boneca mais cara e a mais barata?

Cálculo da diferença: 43,00 – 32,00= 11,00