OBSERVE A IMAGEM. MARQUE A OPÇÃO QUE MOSTRA O QUE A MENINA FAZ COM A BICICLETA.
Foto: Getty Images
( ) A MENINA ANDA COM A BICICLETA.
( ) A MENINA CORRE COM A BICICLETA.
( ) A MENINA PULA COM A BICICLETA.
( ) A MENINA VOA COM A BICICLETA.
Língua Portuguesa
1º ano
Compreensão leitora; leitura de texto não verbal
OBSERVE A IMAGEM. MARQUE A OPÇÃO QUE MOSTRA O QUE A MENINA FAZ COM A BICICLETA.
Foto: Getty Images
( ) A MENINA ANDA COM A BICICLETA.
( ) A MENINA CORRE COM A BICICLETA.
( ) A MENINA PULA COM A BICICLETA.
( ) A MENINA VOA COM A BICICLETA.
Os textos não verbais podem ser bastante úteis como instrumentos de desenvolvimento da linguagem, de incremento do vocabulário e da interpretação de ideias, de acordo com Tetzchner e Martinsen (2002). As crianças que ainda não utilizam a linguagem escrita podem começar a ler ao reconhecer e ordenar imagens para comunicar ideias. Aquelas que apresentam dificuldades de reconhecimento de palavras, soletração ou compreensão, ou que, simplesmente, necessitam de motivação para escrever, podem ser estimuladas e auxiliadas por meio das imagens, dos símbolos e do som.
Este trabalho é contínuo. No nosso dia a dia, a utilização de símbolos ou imagens é bastante comum, por exemplo, nos aeroportos, onde é frequente a presença de pessoas estranhas à língua do país onde se encontram. Nas escolas, a utilização de símbolos ilustrados e imagens tem constituído um auxiliar para crianças com dificuldades de comunicação e de aprendizagem. A importância da ilustração como ferramenta de apoio à leitura e à escrita, sobretudo, para os alunos que estão aprendendo a ler e a escrever, é algo bem relevante. Para auxiliar este trabalho, a visualização da palavra junto da imagem faz com que o leitor consiga mais rapidamente apreender o conteúdo da palavra e, consequentemente, tornar-se mais confiante.
Questões em destaque