Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
3º ano
Tempo

Imprimir

Indique no relógio analógico os horários indicados.


Baixe essa questão em .DOC
Questões elaboradas por Questão Demais
Questão anterior Próxima questão
Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Whatsapp
Salvar
Por que perguntar
Fazer a correspondência de uma mesma hora em relógio digital e analógico.
Por trás da pergunta
Compreender diferentes maneiras de se indicar as horas (no formato digital e analógico).
  • O que fazer antes
  • O que fazer depois
  • Gabarito
O que fazer antes

No cotidiano, os alunos encontram relógios analógicos e digitais e devem ser capazes de reconhecer as horas em ambas as formas. Hoje, os relógios digitais são bastante comuns, mas ainda é possível ver relógios analógicos. Veja qual dos dois formatos é mais comum no cotidiano dos alunos e comece a leitura das horas por ele.
Desenvolva atividades que permitam ao alunos: ler horas nos dois tipos de relógio; representar horas nos dois tipos de relógios; comparar horas expressas nos dois tipos de relógios, sempre reforçando que as horas são representações numéricas da passagem do tempo, do mesmo modo que os calendários e as folhinas. Eles devem compreender e associar que a mudança dos ponteiros ou a alteração do dígito no visor do relógio não são arbitrários, mas consideram uma convenção estabelecida: um minuto é composto de 60 segundo; 1 hora é formada de 60 minutos e um dia é formado de 24 horas.

O que fazer depois

Depois de terem se familiarizado com a leitura de horas, apresente aos alunos situações simples em que eles precisem fazer cálculos com horas inteiras, meias horas e um quarto de horas; bem como fazer relações entre hora/minuto entre outras. Ex: Se quando eu cheguei à escola eram 3 horas e já se passaram 2 horas, que horas são agora?  O paciente chegou ao médico às  7 horas e saiu do consultório meia hora depois. A que horas ele saiu?  Se o jogo demorou 60 minutos para ser realizado, quantas horas ele durou?

Gabarito

12:30 = Ponteiro Horas 12, Ponteiro Minutos 6

6:00 = Ponteiro Horas 6, Ponteiro Minutos 12

11:15 = Ponteiro Horas 11, Ponteiro Minutos 3

Questões em destaque

Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann