Indique no relógio analógico os horários indicados.
Matemática
3º ano
Tempo
- Por que perguntar
- Fazer a correspondência de uma mesma hora em relógio digital e analógico.
- Por trás da pergunta
- Compreender diferentes maneiras de se indicar as horas (no formato digital e analógico).
- O que fazer antes
-
No cotidiano, os alunos encontram relógios analógicos e digitais e devem ser capazes de reconhecer as horas em ambas as formas. Hoje, os relógios digitais são bastante comuns, mas ainda é possível ver relógios analógicos. Veja qual dos dois formatos é mais comum no cotidiano dos alunos e comece a leitura das horas por ele.
Desenvolva atividades que permitam ao alunos: ler horas nos dois tipos de relógio; representar horas nos dois tipos de relógios; comparar horas expressas nos dois tipos de relógios, sempre reforçando que as horas são representações numéricas da passagem do tempo, do mesmo modo que os calendários e as folhinas. Eles devem compreender e associar que a mudança dos ponteiros ou a alteração do dígito no visor do relógio não são arbitrários, mas consideram uma convenção estabelecida: um minuto é composto de 60 segundo; 1 hora é formada de 60 minutos e um dia é formado de 24 horas.
- O que fazer depois
-
Depois de terem se familiarizado com a leitura de horas, apresente aos alunos situações simples em que eles precisem fazer cálculos com horas inteiras, meias horas e um quarto de horas; bem como fazer relações entre hora/minuto entre outras. Ex: Se quando eu cheguei à escola eram 3 horas e já se passaram 2 horas, que horas são agora? O paciente chegou ao médico às 7 horas e saiu do consultório meia hora depois. A que horas ele saiu? Se o jogo demorou 60 minutos para ser realizado, quantas horas ele durou?