Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Corpo humano

Leia o texto a seguir.

O treinador apita forte. Todo mundo ouve e, tchibum! ... Pula na piscina e começa a nadar. No primeiro instante, a água fria tocando a minha pele parece um choque elétrico. Mas as braçadas rápidas fazem o corpo logo aquecer. O cheiro do cloro entra pelas narinas. Uma rápida olhada para o lado e percebo que estou na frente dos demais. O movimento das pernas, pés, braços e mãos se aceleram, fazendo o corpo chegar até o outro lado da raia. Ufa! Consegui mais uma vez!

Está correto dizer que esse texto trata dos órgãos dos sentidos? Justifique.

Por que perguntar
Identificar os órgãos dos sentidos e as percepções que nos proporcionam da realidade.
Por trás da pergunta
Associar a visão com o olho, o paladar com a língua, a audição com a orelha, o olfato com o nariz e o tato com a pele.
O que fazer antes

Os órgãos dos sentidos é um conteúdo que possivelmente os alunos já tenham estudado em anos anteriores. Na Educação Infantil há muitas atividades de percepção sensorial e devem tê-lo explorado. Nesse momento, a retomada do assunto permitirá que eles formalizem alguns conceitos, tais como órgãos dos sentidos, olfato, visão, paladar, tato e audição. É importante que os alunos tomem consciência de como esses sentidos são essenciais à nossa vida cotidiana, sem os quais possivelmente a nossa sobrevivência seria impossível. Por outro lado, pessoas que não têm visão e/ou audição como fontes de percepção da realidade desenvolvem ainda mais as que possuem, permitindo que tenham uma vida regular.

O que fazer depois

Explore com os alunos a importância da acessibilidade para cegos e surdos: o desenvolvimento da linguagem em libras, sinalização no piso para guiar cegos, sonorização dos semáforos para travessia de pessoas com limitação de visão, etc.

Gabarito

Sim. O texto menciona o tato (sensações percebidas pela pele), o olfato (cheiro do cloro), a visão (olhada para o lado) e a audição (o apito).