Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
2º ano
Dobro e triplo

A professora lançou o seguinte desafio para a turma, para que eles descobrissem a idade dos filhos dela.

Minha filha mais nova tem 2 anos. A minha filha do meio tem o dobro dessa idade e o meu filho mais velho, o triplo da idade da mais nova.

Idade da filha do meio: _______________.

Idade do filho mais velho: _____________.

Por que perguntar
Calcular o dobro e o triplo.
Por trás da pergunta
Observar os critérios e as regras de seriação que envolvem os números.
O que fazer antes

Criar situações em que os alunos possam compreender os princípios da multiplicação e suas relações com dobro e triplo. Receitas são especialmente apropriadas para esse tipo de situação: apresentada uma receita base, solicitar que os alunos indiquem as quantidades necessárias para duplicar ou triplicar a quantidade final. Inicie pelo cálculo do dobro e só depois do triplo. Outras situações comuns ao emprego de dobro ou triplo são aquelas vividas por pais que têm dois ou três filhos e precisam providenciar algo para eles igualmente: A mãe de Jonas está renovando os uniformes do filho. Ela comprou duas camisetas, um calção, um tênis e duas meias para o filho. Caso Letícia queira fazer o mesmo para os seus dois filhos, quantas camisetas, tênis, calções e meias ela terá de comprar ao todo?

O que fazer depois

Atividades com elaboração de receitas simples podem ser boas oportunidades para se desenvolver o conceito de dobro e triplo. Ao dobrar ou triplicar ingredientes de uma receita ele poderá compreender o sentido dessa multiplicação, bastante recorrente no cotidiano. As receitas oferecem ainda mais uma vantagem, porque possibilitam o emprego de diversas unidades de medida, convencionais (litro, kg, etc) e não convencionais (xícara, colher, pitada, etc).

Gabarito

A filha do meio tem 4 anos e filho mais velho 6 anos.