Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Escrita de numerais por extenso

Leia um trecho retirado da notícia “Casos de dengue no Rio de Janeiro caem 90% em janeiro”. Em seguida, coloque os números sublinhados em ordem crescente e escreva-os por extenso, no quadro.

“No Paraná e no Espírito Santo, os casos também mostraram redução de 20.932, em janeiro de 2016, para cerca de 5 mil em janeiro de 2017; e de 8.551 para 1.166, na mesma comparação, respectivamente”.

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-02/cai-numero-de-casos-de-dengue-no-rio-de-janeiro-segundo-infodengue-da-fgv> Acesso em: 10 abr.2017

Numeral

Escrita por extenso

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos escrevem os numerais por extenso, na casa do milhar.
Por trás da pergunta
Observar a leitura e a grafia dos numerais, na forma de cardinais, tendo em vista o aspecto funcional da língua.
O que fazer antes

Em relação ao trabalho da escrita de numerais por extenso, é importante lembrar que, em textos escritos, devem ser escritos por extenso os numerais cardinais até dez e os numerais ordinais até o décimo. Também os numerais cardinais cem e mil devem ser escritos por extenso, bem como os numerais fracionários. Além disso, havendo a necessidade de iniciar uma frase com um número, esse deverá ser escrito por extenso.

(Texto adaptado de: https://www.normaculta.com.br/numeros-por-extenso/. Acesso em: 16 jun. 2017.)

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de atividades que apresentem situações diversas em que a escrita dos numerais esteja presente. Proponha que os alunos se dividam em grupos e cada grupo poderá definir alguns números para os outros escreverem e vice-versa. Depois, poderão fazer a correção coletivamente.

Gabarito

1.166 – mil, cento e sessenta e seis