Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Medida de massa

Marcelo trabalha em uma empresa de importação e exportação. Ele recebeu um pedido de um cliente europeu para que lhe seja enviada 1 tonelada de pó de café, já embalado para venda no supermercado (embalagens de 1 kg e 500 g).

a) Quantos quilogramas de café Marcelo precisará enviar ao seu cliente?

b) Se todos os pacotes enviados forem de 1kg, quantos pacotes serão?

c) E se todos os pacotes forem de 500 g, quantos pacotes chegarão até o cliente?

d) Se Marcelo dividir meio a meio a encomenda, como ficará o carregamento?

Por que perguntar
Medidas de massa: tonelada, quilograma e grama.
Por trás da pergunta
Realizar conversões com medida de massa .
O que fazer antes

Criar oportunidades para que o aluno desenvolva as noções de unidades de medida de massa de forma convencional e não convencional. Composição de unidades de medida de massa convencionais (kg/g). Selecione no material didático ou organize fichas de trabalho em que os alunos possam fazer diversas conversões: de grama em quilograma e vice-versa, de quilograma em tonelada e vice-versa. Empregue, preferencialmente, medidas reais (pacotes de bolachas, cerais, produtos matinais, etc), de produtos que façam parte das vivências dos alunos. Uma situação que pode ser interessante é a colocação de pacotes menores (250 g) em caixas de 5, 10 ou 20 k por exemplo.

O que fazer depois

Atividades práticas em que os alunos possam compreender as propriedades que compõem entre as medidas convencionais e não convencionais de massa e seu uso em situações cotidianas. Veja em http://www.see.go.gov.br/educacao/servicos/merendaescolar/pdf/tabela.pdf uma tabela com conversões que pode servir para a criação de atividades.

Gabarito

a) Ele enviará 1000 kg de pó de café.

b) Serão 1000 pacotes.

c) Serão 2 mil pacotes.

d) O carregamento terá 500 pacotes de 1 kg e outros 1000 pacotes de 500 g.