Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Situação problema

Nas últimas semanas, durante as aulas e em suas tarefas de casa, você pôde resolver vários problemas envolvendo frações e a sua representação em números decimais. Agora, você deve fazer o contrário. Com base na resposta oferecida, você deve criar uma situação-problemas envolvendo estas informações.

A Resposta deve ser 9/10 ou 0,9.

Por que perguntar
Verificar a capacidade de o aluno formular um problema a partir de um dado, tomado como resposta.
Por trás da pergunta
Desenvolver o raciocínio reverso: tendo uma “resposta” construir uma situação problema compatível com ela.
O que fazer antes

O mais usual, em todas as disciplinas, é oferecer aos alunos uma questão, uma situação problema, e solicitar que eles a respondam. Mas é importante também oferecer situações inversas, ou seja, oferecendo uma informação que pode ser tomada como resposta, solicitar que imaginem, elaborem ou construam uma situação compatível com essa “resposta”. Ser capaz de executar esse raciocínio reverso, que é desafiador para os alunos, fornecerá indícios do nível de domínio cognitivo acerca de um determinado tipo de operações ou conceito ou poderá indicar em que aspecto desse conteúdo cada um deles encontra dificuldade, pois não será capaz de inclui-lo no problema que formulará. Por isso, é importante que sejam apresentados aos alunos situações desse tipo, mas sempre depois de sucessivas atividades que tenham permitido a eles compreender e consolidar o aprendizado sobre esse conteúdo. A leitura de problemas, buscando a compreensão da estrutura da sua proposição será condição para que os alunos possam elaborar com propriedade o seu próprio enunciado.

O que fazer depois

Criar atividades que instiguem os alunos a compreender uma situação a partir de seu dado final, possibilitando a criação de hipóteses para que desenvolvam o raciocínio reverso diante de uma informação.

Gabarito

Os alunos podem pensar diversas situações, tomando por referência outras que tenham enfrentado em sala de aula ou como lição de casa.