Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
4º ano
Palavras com GUE e GUI

Leia o texto abaixo e faça o que se pede.

Noite de folia

Nesta noite de festança
Todos caem na dança
Alegrando o coração
Foguetes, cantos e troça
Na cidade e na roça
Em louvor a São João.

João Bastos Filho

a) Copie a palavra do texto que apresenta GUE.

____________________________________________________

b) Complete as palavras abaixo com GUE ou GUI, de acordo com as indicações.

Meio

Fo________ira

Er________

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem a diferença de uso entre as palavras escritas com GUE ou GUI
Por trás da pergunta
Conhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro.
O que fazer antes

Na Língua Portuguesa, existem várias palavras com gue e gui. Essas sílabas podem ocorrer no início, no meio e no fim das palavras. Tanto Gue como Gui pertencem ao grupo silábico ga, gue, gui, go, gu. Na maioria das palavras, nas sílabas gue e gui, a vogal u não é lida, mas permite a diferenciação das sílabas ge e gi, cuja fonética corresponde a ji e je. Em algumas palavras, a semivogal u é lida, como em bilíngue, lingueta, aguentar ou pinguim, linguiça e sagui.

(Texto adaptado de: https://www.normaculta.com.br/ortografia/. Acesso em 13 jul.2017.).

Proponha alguns jogos e brincadeiras para que os alunos completem frases com palavras que apresentem GUE ou GUI e sempre que possível com o apoio visual. Promova situações em que os alunos possam estabelecer comparações e compreender as diferenças de uso entre as palavras escritas com gue e gui, ge e gi.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho a fim de que os alunos saibam fazer as correspondências entre letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras novas, ampliando o vocabulário. Estimule os alunos a perceberem a escrita de palavras com GUE e GUI. Realize jogos em que os alunos trabalhem com hipóteses sobre a escrita, sistematizando os conhecimentos.

Gabarito

a) Foguete

b) Inicio: guia, guisado, guizo, guichê, gueto, guitarra, guilhotina, guerra, guerreiro.

Meio: enguiçar, caranguejo, esguio, seguida, gaguice, águia, foguete, cegueira, fogueira.

Fim: sangue, açougue, entregue, mangue, consegue/gui, jegue, dengue, Pitangui, ergue/gui.