Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Corpo humano

No dia a dia, acabamos sofrendo pequenos ferimentos. Mas é importante ser cuidadoso, evitando ao máximo a ocorrência deles.

Escreva os cuidados que devemos tomar quando:

a) Andamos de bicicleta ou skate: ______________________________________

b) Atravessamos a rua: _______________________________________

c) Utilizamos aparelhos elétricos: ________________________________________

d) Nos locomovemos em carros: _______________________________________

Por que perguntar
Identificar alguns hábitos de segurança no dia a dia.
Por trás da pergunta
Adotar hábitos de segurança como principal forma de evitar acidentes domésticos.
O que fazer antes

Um comportamento típico dos jovens é a crença de que são imunes a acidentes (que só ocorrem com os outros, que são descuidados). Por isso, é importante disseminar entre os alunos a consciência da prática segura ao andar de bicicleta e skate (proteção para a cabeça, joelhos e cotovelos), ao andar na rua, sobretudo quando da travessia de vias, ao andar de carro, sempre atando o cinto de segurança, ao manusear objetos cortantes, como facas, tesouros e assemelhados, ao mexer com equipamentos elétricos ou com fogo. Explique como um acidente pode acarretar muitas consequências e representar muitos transtornos (uso de gesso por várias semanas, seguido de muitas sessões de fisioterapia, marcas e sinais de queimadura ou corte pelo resto da vida, etc). Depoimentos de colegas que tenham passado por situações como essas podem ser muito convincentes para os alunos, mais do que apenas o discurso prescritivo de regras de bons procedimentos feitas pelos adultos, que tendem a ser pouco atraentes.

O que fazer depois

Proponha que os alunos façam uma pesquisa para identificar quais são os acidentes mais comuns com a comunidade escolar. Com os dados obtidos os alunos podem produzir gráficos e tabelas utilizando os conhecimentos que adquiriram nas aulas de Matemática (Tratamento da informação).

Gabarito

a) Usar proteção para a cabeça, joelhos e cotovelos.

b) Fazer a travessia sempre acompanhado de um adulto.

c) Não apoiar o aparelho em local molhado e ligar o equipamento direto na tomada, não mexer em fios desencapados, não colocar os dedos nas tomadas.

d) Usar cinto de segurança.