Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
2º ano
Multiplicação

Com uma caixinha de gelatina, D. Vilma faz 5 potinhos de sobremesa. Se ela usar 3 caixinhas, quantos potinhos de sobremesa ela poderá fazer?

a) 2 potinhos.

b) 3 potinhos.

c) 8 potinhos.

d) 15 potinhos.

Por que perguntar
Identificar a operação correta para a resolução do problema.
Por trás da pergunta
Resolver problemas envolvendo operação de multiplicação.
O que fazer antes

Criar situações problema em que o aluno possa desenvolver habilidades envolvendo as operações e reconhecer os princípios de cada uma das 4 operações básicas.

O que fazer depois

O aluno com o conceito de multiplicação bem consolidado irá responder a questão correta d) 15 potinhos. As demais alternativas fazem uso das outras operações e as respostas dos alunos podem indicar que tipo de erro ou engano ele cometeu. Portanto, nesse tipo de questão o erro também oferece indícios úteis para o professor  de com ajudá-lo mais diretamente em sua dificuldade.

Gabarito

Ela poderá fazer 15 potinhos.