Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
3º ano
Medida de comprimento

Fernanda leva sua irmã Luiza para a escola todos os dias antes de ir para sua aula de inglês.

A casa onde as meninas moram fica a 800 metros da escola onde Luiza estuda. A escola de inglês, por sua vez, fica a 900 metros da escola da Luíza.

Qual a distância total, em quilômetros, que Fernanda percorre até chegar à escola de inglês?

Por que perguntar
Adicionar unidades de medida de comprimento convertendo metros em quilômetros.
Por trás da pergunta
Resolver situação-problema com medida de comprimento.
O que fazer antes

Atividades de conversão de unidades de medida de comprimento. As medidas de comprimento são as mais utilizadas no cotidiano e os alunos devem compreender que se pode medir uma distância fazendo uso de passos (medida não convencional) ou  de instrumentos como o metro ou uma trena. Ao realizar a medição usando as duas referências, o aluno poderá fazer a conversão entre quantidade de passos e um metro ou o comprimento total do espaço em questão.  Tendo compreendido esse processo, poderão converter metros em quilômetros. O aluno precisa compreender que 1.000 m equivale a 1 Km.

O que fazer depois

Pedir para que o aluno pergunte a seus familiares qual a distância de sua casa até a escola e criar uma tabela para verificar os que moram mais perto da escola, classificando-a em metros e quilômetros.

Gabarito

800m + 900m = 1,7 Km