Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Seres vivos

Leia o texto a seguir.

A ilha de Henderson: um lugar a mais de 5.000 quilômetros da América do Sul de um lado e a outros 5.000 quilômetros da Nova Zelândia do outro. Lá não mora ninguém, só lagartos, crustáceos, roedores e muitos pássaros.

Mas uma tragédia ecológica acontece nessa ilha: um acúmulo de lixo do Oceano Pacífico. De acordo com cientistas que passaram quatro meses no local, foram encontrados capacetes, boias, redes, cordas, e coisas de navios, mas também itens do dia a dia, como escovas de dente, isqueiros, lâminas de barbear, chupetas, soldadinhos de plásticos, pedaços de bicicletas, pedais e rodas. Tudo levado pelas correntes marinhas.

Disponível em http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/06/ilha-vive-tragedia-ao-acumular-lixo-carregado-pelas-correntes-do-pacifico.html. Adaptado. Acesso em 7 de jun 2017.

O texto apresenta um bom exemplo de como a ação humana pode ter consequências muito longe do lugar onde foi praticada.

Mas nem toda ação humana precisa significar agressão à natureza.

a) Cite um exemplo do que você pode fazer todos os dias para ajudar a reduzir os danos à natureza.

b) Modificar os ambientes significa sempre torná-lo malcuidado ou destruído?

Por que perguntar
Diferenciar manejos ou intervenções que são menos danosos e mais danosos ao ambiente.
Por trás da pergunta
Reconhecer que é possível modificar o ambiente sem danificá-lo ou colocá-lo em condição de degradação.
O que fazer antes

O discurso e as preocupações ambientalistas estão geralmente bastante presentes na escola, o que é muito importante. Mas não se pode estimular uma falsa ideia de que é possível atender as necessidades humanas sem fazer uso dos recursos da natureza. Por isso, um conceito que precisa ser disseminado é o da sustentabilidade, ou seja, promover o uso dos recursos de modo que a natureza possa repor/ reconstituir esses elementos. Daí a ênfase no uso dos recursos renováveis em detrimento daqueles que não permitem isso.

Assim, apresente aos alunos exemplos, se possível presentes em sua própria realidade ou próximos dela, em que se faça um bom manejo dos recursos naturais: fazendas que adotam princípios de sustentabilidade (agro-florestas, por exemplo), exploração controlada de madeira,  extrativismo não predatório, uso controlado de reservatórios de água, cuidado com áreas de mananciais, etc. Como contraponto, mostre os riscos causados por desmatamentos que destroem toda a vegetação natural, ocupação urbana (condomínios de lazer) em áreas de mangue ou de restinga, canalização de água para fins de irrigação de plantações, com desperdício ou danos ao solo, etc.

Conclua mostrando que pequenas contribuições são tão valiosas como as grandes. Por isso, gestos como não jogar lixo na rua, cuidar para não danificar os equipamentos da escola, para que não seja necessário produzir e comprar novos, são práticas que estão ao alcance de todos, todos os dias.

O que fazer depois

Retome a ideia de ambientes muito ou pouco modificados pelos seres humanos, mostrando como é possível aproveitar os recursos da natureza sem danificá-la.

Gabarito

a) Não ter comportamento consumista, produzir pouco lixo, descarta-lo de modo apropriado, evitar o desperdício de água são alguns exemplos que os alunos podem dar.

b) Não. Hoje são conhecidos modos de explorar os recursos da natureza sem destruí-la, permitindo que ela se renove (ações sustentáveis).