Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Seres vivos

Leia o texto a seguir.

O leão-das-cavernas (Panthera leo spelaea) – também conhecido como leão-europeu – é uma subespécie extinta que chegou ao nosso conhecimento através de fósseis e de uma grande variedade de arte pré-histórica.

Essa subespécie representava um dos maiores leões de que se tem notícia. Um macho adulto descoberto em 1985 na Alemanha tinha uma altura de 1,2 metros do chão até as escápulas e um comprimento de 2,1 metros sem a cauda. Essas medidas correspondem a um leão moderno de tamanho grande, embora se acredite que esse exemplar não fosse um dos maiores leões-das-cavernas que se poderia encontrar.

Em geral, estima-se que a subespécie tenha sido entre 5% e 10% maior do que os leões que conhecemos hoje. Tudo indica que eles foram extintos cerca de 10 mil anos atrás, durante o último período glacial (Idade do Gelo). Porém, existem indícios de que eles existiram recentemente até 2 mil anos atrás, na região dos Balcãs, na Europa.

Disponível em http://www.megacurioso.com.br/animais/44406-conheca-7-dos-mais-incriveis-animais-ja-extintos.htm Acesso em 7 de jun 2017.

O caso do leão-das-cavernas é um exemplo de extinção ocorrida há muito tempo, em razão de alterações no ambiente (grande diminuição das temperaturas).

Atualmente, o risco de extinção de espécies de animais e vegetais está muito mais relacionado a outros fatores.

a) Que fatores são esses?

b) O que pesquisadores e organizações têm feito para evitar o desaparecimento de algumas espécies?

Por que perguntar
Reconhecer que no presente a ação humana é a principal responsável pelo risco de extinção de espécies, mas que também há pessoas mobilizadas para evitar que isso ocorra.
Por trás da pergunta
Associar a extinção de seres vivos tato a fatores naturais como humanos.
O que fazer antes

Possivelmente esse conteúdo está sendo visto como fechamento da programação desenvolvida ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. É um bom momento para se promover uma grande revisão, dando aos alunos uma noção de tudo o que estudaram, aprenderam, conheceram. Uma linha do tempo indicando os cinco anos escolares e os grandes temas estudados, preenchida com informações dadas pelos próprios alunos pode dar a eles consciência do resultado do esforço que fizeram ao longo desse tempo para aprender (algo muito raro no cotidiano escolar).

Mostre então, uma foto de um fóssil muito, muito antigo. Esse fóssil ajudará a recuperar uma noção já tratada em Geografia e também em Ciências de que nosso planeta tem uma história, muito, muito antiga também. Nessa história, a partir de um determinado momento (cerca de 3,8 bilhões de anos) começaram a surgir os primeiros seres vivos, dando início a um longuíssimo processo de evolução, do qual as espécies atuais é o resultado momentâneo, porque essa história continua. Explore a curiosidade dos alunos, que deve ser grande em relação ao tema. Se achar conveniente, apresente a eles um trecho de documentário que narre o processo evolutivo em uma linguagem própria para as crianças. Por fim, ressalte que durante todo esse tempo, evolução e extinção caminharam juntas, mas que as ações humanas nos últimos dois séculos têm causado consequências até então não verificadas, colocando um número muito maior de seres vivos em risco de extinção.

Apresente, como contraponto a essa situação, a ação de pessoas e organizações que trabalham para reverter ou combater esses processos. Se possível, apresente exemplos da própria comunidade (um professor/pesquisador que estuda e colabora para a preservação de uma certa espécie, um grupo que coleta sementes de plantas nativas, para preservá-las, etc).

O que fazer depois

Retome o tema da extinção, dando exemplos de processos de extinção naturais, como o caso dos dinossauros (o que deve ser muito atraente para os alunos). Depois, traga exemplos que sejam significativos para a turma (consulte professores de Ciências ou de Biologia da escolar, se for possível) de seres vivos em risco de extinção.

Gabarito

a) A ação ou a simples presença humana.

b) Realizam ações de preservação, como criação de ambientes livres da ação (predatória) humana, estímulo à reprodução assistida desses animais, a criação deles em cativeiro, visando aumento da população ou a preservação de sementes em grandes “bancos”.