Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
1º ano
Identificação de sílabas; sílaba inicial

Imprimir

FAÇA UM X NA OPÇÃO QUE APRESENTA A PRIMEIRA SÍLABA DO NOME DE CADA OBJETO INDICADO.

(   ) NO

(   ) TA

(   ) DA

(   ) CA


(   ) MA

(   ) LA

(   ) PIS

(   ) GA


(   ) NO

(   ) BO

(   ) MO

(   ) LA

Fotos: Getty Images

Por que perguntar
Verificar se os alunos realizam a segmentação das palavras em unidades menores (partes das palavras, sílabas) e reconhecem a sílaba inicial do nome de objetos.
Por trás da pergunta
Reconhecer que as sílabas variam quanto à sua combinação entre consoantes e vogais (CV, CCV, CVV, CVC, V, VC, VCC, CCVCC) e que as vogais estão presentes em todas as sílabas.
O que fazer antes

O uso do alfabeto móvel, cartelas com figuras ou jogos, como bingo ou dominó de letras, auxilia a oportunizar as mais diversas atividades de leitura e de análise da escrita, de forma a trabalhar a percepção das palavras que são escritas com determinadas letras e sílabas, a compreensão que palavras diferentes apresentam certas letras, que palavras diferentes variam quanto ao número, variedade e ordem de letras, ao reconhecimento de que as sílabas variam quanto às suas composições e que as vogais estão presentes em todas as sílabas. Ao mesmo tempo em que as crianças decobrem o valor da escrita, são estimuladas a buscarem a ortografia correta das palavras.

(Texto adaptado de: http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em: 31 maio 2017)

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, dê continuidade ao trabalho, solicitando que os alunos pensem ou busquem diversas palavras significativas, escritas com determinadas letras indicadas, de modo que possam criar listas de palavras e registrá-las no quadro, em cartazes ou no caderno. O uso de cruzadinhas ou preenchimento de lacunas auxilia na identificação da quantidade de sílabas em cada palavra. Jogos como bingo de letras e dominó de sílabas são estratégias que favorecem o reconhecimento de que as palavras são constituídas de partes menores e que podem ser subdivididas.

Gabarito

Caderno/CA, Lápis/LA, Mochila/MO