Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
2º ano
Instrumentos de observação

Cruzadinha

Os cientistas utilizam diversos equipamentos em suas investigações. Identifique alguns deles na cruzadinha abaixo.

1) Mede as temperaturas.

2) Instrumento óptico para ampliação.

3) Instrumento óptico que permite visualizar algo que não se vê a olho nu.

4) Aproxima da visão algo situado bem distante.

5) Instrumento utilizado para visualizar partes muito longínquas do universo.

Por que perguntar
Identificar a função de alguns instrumentos de observação científica.
Por trás da pergunta
Reconhecer tecnologias associadas às investigações científicas.
O que fazer antes

Lance as questões: quais são os instrumentos de trabalho de um professor? E dos cozinheiros? Será que todos os cientistas utilizam os mesmos instrumentos de trabalho? Apresente algumas áreas científicas, explicando quais são seus objetos de conhecimento, zelando para não se reforçar nenhum estereótipo comum, como um sujeito amalucado, que só se dedica a temas “incríveis” ou muito estranhos. Ressalte que nesse exato momento, milhões de pesquisadores estão realizando seus trabalhos, em laboratórios, observando dados da natureza ou em bibliotecas. Esclareça que é bastante comum que cada área de conhecimento tenha um conjunto de instrumentos próprios de investigação, cada um com sua finalidade. Alguns aumentam o objeto que está sedo estudado (uma célula, detalhes do corpo de um inseto, etc.), enquanto outros aproximam corpos que estão muito distantes. Informe que hoje há gigantescos telescópios, com capacidade para observar áreas do universo muito distantes. Procure saber se em sua região há algum observatório astronômico e se ele realiza alguma atividade aberta ao público, de modo que os alunos possam ver um telescópio em funcionamento. Ou se algum pai de aluno é um astrônomo amador e poderia conversar com as crianças a respeito.

Informe os alunos que instrumentos ópticos são aqueles que possuem lentes que permitem a visão ou de algo muito pequeno ou de um objeto muito distante.

O que fazer depois

Amplie o repertório de conhecimento dos alunos, explicando que alguns cientistas se dedicam a pesquisar e desenvolver novos instrumentos de trabalho. Há pesquisadores (homens e mulheres) que desenvolvem robôs que deverão percorrer a superfície de Marte, por exemplo.

Gabarito

1) Termômetro