Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Representação de números decimais

A professora escreveu os seguintes valores no quadro:

0,1

Depois, ela perguntou: essas três representações são equivalentes? Por quê?

Como você responde essas questões?

Por que perguntar
Reconhecer um mesmo valor grafado de diferentes formas (porcentagem, fração e número decimal).
Por trás da pergunta
Compreender que é possível representar de diferentes formas o mesmo valor.
O que fazer antes

Fração, número decimal são conteúdos que os alunos devem dominar. Porcentagem, por outro lado, foi um conteúdo recentemente introduzido. Sendo assim, eles podem formalizar o entendimento de uma ideia bastaste importante no estudo da matemática: que um mesmo valor pode ser expresso de diferentes formas. Comece pelas frações (sempre usando 10 como denominador ) e a sua conversão em decimal. Retome as  frações e apresente em forma de gráfico esses mesmos valores. Lance então o desafio da conversão 20% = 20 de 100 = 20/100 = 2/10 (= 1/5) = 0,2

50% =  50 de 100 = 50/100 = 5/10 = ½)   = 0,5

O que fazer depois

Faça um levantamento dos alunos que acertaram a questão, procurando identificar a parecela de alunos do total da classe que foi capazes de alcançar esse nível de compreensão matemática. Verifique se há coincidência entre esses alunos e aqueles que alcançam regularmente bons desempenhos nas atividades e avaliações mais recentes. Compare com os desempenhos que a turma toda, e esses alunos em especial, tinha no início do ano. A análise desses dados pode ser um indicativo valiosos do quanto a classe avançou em termos cognitivos ao longo do ano e o quanto o seu trabalho resultou em aprendizagem da turma.

Gabarito

Sim, são equivalentes, porque representam um mesmo valor, mas escrito de formas diferentes.