A professora escreveu os seguintes valores no quadro:
10%
1/10
0,1
Depois, ela perguntou: essas três representações são equivalentes? Por quê?
Como você responde essas questões?
Matemática
5º ano
Representação de números decimais
A professora escreveu os seguintes valores no quadro:
10%
1/10
0,1
Depois, ela perguntou: essas três representações são equivalentes? Por quê?
Como você responde essas questões?
Fração, número decimal são conteúdos que os alunos devem dominar. Porcentagem, por outro lado, foi um conteúdo recentemente introduzido. Sendo assim, eles podem formalizar o entendimento de uma ideia bastaste importante no estudo da matemática: que um mesmo valor pode ser expresso de diferentes formas. Comece pelas frações (sempre usando 10 como denominador ) e a sua conversão em decimal. Retome as frações e apresente em forma de gráfico esses mesmos valores. Lance então o desafio da conversão 20% = 20 de 100 = 20/100 = 2/10 (= 1/5) = 0,2
50% = 50 de 100 = 50/100 = 5/10 = ½) = 0,5
Faça um levantamento dos alunos que acertaram a questão, procurando identificar a parecela de alunos do total da classe que foi capazes de alcançar esse nível de compreensão matemática. Verifique se há coincidência entre esses alunos e aqueles que alcançam regularmente bons desempenhos nas atividades e avaliações mais recentes. Compare com os desempenhos que a turma toda, e esses alunos em especial, tinha no início do ano. A análise desses dados pode ser um indicativo valiosos do quanto a classe avançou em termos cognitivos ao longo do ano e o quanto o seu trabalho resultou em aprendizagem da turma.
Sim, são equivalentes, porque representam um mesmo valor, mas escrito de formas diferentes.
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