Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
5º ano
Água

A água que você toma é a mesma que os dinossauros bebiam

A quantidade de água no mundo permanece praticamente a mesma há muitos milhares de anos.

O motivo para isso é aquela velha (e põe velha nisso!) história do ciclo da água: a água evapora de lagos, rios, mares e também na transpiração de seres vivos.

Esse vapor forma as nuvens que, quando ficam sobrecarregadas, descarregam em forma de chuvas.

A água, então, volta para a superfície terrestre e vai abastecer novamente mares, rios, lagos e também lençóis subterrâneos.

Em Minas Gerais, há aquíferos (bolsões de água subterrâneos) que já existiam nos tempos dos dinossauros.

Fonte: Revista Exame. Edição de 20 de outubro de 2014. Disponível em  http://exame.abril.com.br/tecnologia/8-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-agua/. Acesso em 1º jun 2017.

a) Após a leitura do texto, justifique o título dele.

b) Reflita e responda: se você pode beber a mesma água que os dinossauros beberam, será que seus bisnetos poderão beber a água em que você tomou banho?

Por que perguntar
Compreender que o ciclo da água é um processo natural contínuo.
Por trás da pergunta
Compreender que o ciclo da água é um processo básico da dinâmica do planeta Terra; existia no passado remoto, há no presente e continuará existindo no futuro.
O que fazer antes

Ao tratar das propriedades químicas da água e da sua importância para a vida em nosso planeta, explique que o ciclo da água, por meio do qual ela se renova continuamente, faz com que a quantidade de água em nosso planeta seja praticamente a mesma há milhões de anos. Retome, então, noções que os alunos estudaram em séries anteriores, sobre as dinâmicas dos ambientes naturais e o equilíbrio ecológico, sem o qual a vida de muitos seres vivos corre risco. Esclareça, então, que o ciclo da água se repete a milhões e milhões de anos, e assim precisa continuar se desejamos preservar a vida em nosso planeta.

O que fazer depois

É provável que a informação de que podemos beber a água que os dinossauros beberam intrigue os alunos. Explique que as moléculas da água que um dia os dinossauros beberam foram excretadas pela urina, que penetraram no solo, integraram uma planta, viraram vapor d’água e assim foram se associando a uma infinidade de outros elementos, continuamente, até chegarem no presente. Mas esse processo não termina, e continuará existindo por milhões de anos, desde que as condições ambientais (especialmente as atmosféricas) sejam preservadas. Portanto, sim, a água que os dinossauros beberam poderá também ser bebida pelos bisnetos e tataranetos dos alunos, ou eles poderão beber a água que um dia foi utilizada para se tomar banho.

Gabarito

a) Em sua resposta os alunos devem explicar que o ciclo da água é uma dinâmica natural muito antiga na Terra, o que permite dizer que bebemos a mesma água que os dinossauros beberam um dia.

b) A pergunta visa verificar se os alunos compreenderam que o ciclo da água continuará se reproduzindo continuamente, mantidas as condições ambientais/atmosféricas necessárias.