Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
4º ano
Poema; compreensão leitora

Imprimir

Leia o texto abaixo e responda às questões.


O CHÃO E O PÃO

O chão
O grão                            
O grão no chão

O pão
O pão e a mão
A mão no pão

O pão na mão
O pão no chão?
Não. 

MEIRELES, Cecília. Ou Isto ou Aquilo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991, p. 56.


a)
Esse texto é um poema. Está organizado em quantas estrofes e versos?

_______________________________________________________

 

b) Na primeira estrofe, qual o significado da palavra chão?

_______________________________________________________

 

c) Qual o sentido da interrogação no penúltimo verso e a resposta “não”?

_______________________________________________________

 

d) Qual a relação entre as palavras “pão” e “mão” nos seguintes versos?

O pão e a mão
A mão no pão
O pão na mão

_______________________________________________________

_______________________________________________________

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o gênero textual poema, sua caracterização e estrutura, além de verificar sua compreensão acerca do significado que as palavras apresentam no texto.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero textual poema; bem como identificar as principais estruturas de sua composição; proceder à localização de informações explícitas e implícitas no texto e fazer inferências.
O que fazer antes

O trabalho com poemas visa não somente a reflexão dos alunos sobre a dimensão sonora das palavras, como também oportunizar práticas de leitura e de produção de texto. Antes da leitura, converse com a turma sobre o título do poema e do autor; leia o poema em voz alta para que os alunos percebam a entonação adequada em cada verso; promova atividades em que os alunos tenham que perceber as palavras que rimam ou mesmo tenham que completar frases com rimas. No caso deste poema, poderá ser colocado por escrito no quadro ou entregue de forma impressa. Chame a atenção para a organização gráfica, questionando os alunos quanto às imagens que aparecem no poema, o que elas parecem dizer. Converse com os alunos, estimulando-os a estabelecer relações de sentido entre pão e grão, grão e chão.

(Texto adaptado de: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: documento preliminar. Brasília: MEC, SEB, 2016.)

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, divida a turma em grupos, com alunos que tenham ou não total domínio da leitura. Distribua o texto fatiado em palavras, um para cada grupo. Peça que montem o texto, começando pelo título. Durante a atividade, faça intervenções quando necessário, especialmente na ordenação das partes pequenas do texto, como artigos ou preposições, a fim de garantir que todos possam compreender o sentido do texto.

Gabarito

a) Está organizado em três estrofes e nove versos.

b) Tem o significado de terra, solo.

c) Sugestão de resposta: a autora faz referência aos cuidados que devemos ter em relação à comida e ao não desperdício.

d) Espera-se que os alunos entendam a referência feita ao plantio do grão pelas mãos do homem, passando pelo processo da colheita até ser processado e amassado manualmente, depois transformado em pão e levado para a mesa das pessoas.