Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Água

Leia o texto a seguir.

Água pode ser remédio

É muito raro conferirmos o rótulo da garrafinha de água mineral antes de pegar qualquer uma no supermercado.

Mas cada água é diferente e tem propriedades diferentes, de acordo com os minerais presentes em sua nascente.

Segundo o site da Associação Brasileira da Indústria das Águas Minerais (Abinam), os sais minerais presentes nas águas minerais podem contribuir com a saúde do organismo.

Água com flúor é boa para a prevenção de cáries; com sódio, beneficia músculos e nervos.

O magnésio previne hipertensão, enquanto o cromo regula as taxas de açúcar no sangue.

Cobre absorve o ferro na formação da hemoglobina, o manganês auxilia o sistema reprodutor.

O zinco, o imunológico, e o cálcio previne a osteoporose. Já os bicarbonatos e o sulfato fazem bem para o estômago e para a digestão.

Fonte: Revista Exame. Edição de 20 de outubro de 2014. Disponível em  http://exame.abril.com.br/tecnologia/8-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-agua/. Acesso em 1º jun 2017.

Com base no texto e em seus conhecimentos químicos sobre a água assinale as afirmativas corretas.

(    ) Os sais minerais são essenciais para a nossa saúde.

(    ) Há diversos sais minerais, mas eles são benéficos apenas para o sangue e para os músculos.

(    ) A água da torneira, quando tratada corretamente, é potável e está livre de microrganismos, mas não tem os sais minerais que a água mineral geralmente possui.

(    ) Quando contém sais minerais, dizemos que a água é uma substância química que contém outras substâncias dissolvidas.

(    ) Por vir do subsolo, toda a água mineral é livre de contaminação.

Por que perguntar
Reconhecer a importância dos sais minerais para a saúde humana e que vários deles estão presentes na água mineral.
Por trás da pergunta
Associar a presença de sais minerais na água mineral; compreender que os sais minerais são importantes para o nosso organismo, mas que nem toda água mineral é pura e saudável.
O que fazer antes

Os alunos estudam as propriedades da água desde o 3º ano e nesse momento devem compreender a água como uma substância química que pode ter outras substâncias misturadas a ela, como os sais minerais. Fotografe rótulos de água mineral que informem os tipos e as quantidades de sais minerais presentes em cada uma delas e apresente-os aos alunos.  Chame atenção para o fato de que água mineral com teor relativamente alto de sódio pode não ser recomendável para pessoas que têm problemas no sistema circulatório, mas em geral as águas minerais podem ter efeitos medicinais por suas propriedades. Esclareça os alunos para o fato de que, em geral, as águas minerais comercializadas são fiscalizadas, mas o fato de ser retirada do subsolo não é garantia de que não é uma água contaminada, pois o solo de onde ela provém pode conter algum resíduo de agrotóxico ou estar próxima de uma fossa (descarga de esgoto) não tratada.

O que fazer depois

No 2º ou 3º  ano, os alunos estudaram a chamada pirâmide da alimentação, e aprenderam a importância dos sais minerais para nosso organismo. Lembre-os de que frutas, verduras e legumes são fontes de sais minerais (assim como leite e derivados e a carne), razão pela qual é tão importante que eles estejam presentes em nossa dieta regularmente.

Gabarito

(  x  ) Os sais minerais são essenciais para a nossa saúde.

(      ) Há diversos sais minerais, mas eles são benéficos apenas para o sangue e para os músculos.

(  x  ) A água da torneira, quando tratada corretamente, é potável e está livre de micro-organismos, mas não tem os sais minerais que a água mineral geralmente possui.

(  x  ) Quando contém sais minerais, dizemos que a água é uma substância química que contém outras substâncias dissolvidas.

(      ) Por vir do subsolo, toda a água mineral é livre de contaminação.