Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Comparar operações

Observe a imagem. Depois, complete as lacunas para encontrar o valor total.

Fazendo a adição:  ________   +  __________  + __________ = __________

Fazendo a multiplicação: ___________ x _________ = ____________

Por que perguntar
Reconhecer equivalências em operações de adição e multiplicação.
Por trás da pergunta
Compreender que a adição ou multiplicação são operações equivalentes para chegar a um resultado. Compreender que o produto da multiplicação equivale à soma de parcelas iguais.
O que fazer antes

Criar oportunidades para que os alunos compreendam os princípios da adição e multiplicação e sua relação entre si. Proponha jogos, atividades e situações que estimulem o aluno a criar hipóteses de resolução usando adição ou multiplicação.

O que fazer depois

Atividades usando como recurso material concreto, como desenhos em E.V.A, material reciclável, bolas ou outros brinquedos, bem como peças do material dourado. O professor pode propor desafios para duas equipes,  propondo questões que exijam a aplicação das propriedades da adição e da multiplicação.

Gabarito

5 + 5 + 5 = 15