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Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
5º ano
Texto de divulgação científica; compreensão leitora

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Leia o texto abaixo e responda às questões.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Vamos deixar o corpo tirar aquela soneca, descansando um pouco daquela vida dura, e falar um pouco sobre o sono. Seja qual for seu gênero - dorminhoco ou sempre ligado - o recado é o mesmo. Não basta ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos: dormir também é fundamental para a saúde do corpo e da mente.

A falta de sono - ou o sono mal dormido - faz tanto estrago que a lista parece não ter fim: não dormir ou dormir mal provoca irritação, cansaço, mau humor, falta de concentração e de memória, além de alterar o metabolismo, prejudicando a digestão. Problemas com o sono podem até interferir no desempenho na escola.

O sono é tão importante que a toda hora cientistas estão realizando testes para estudar seus mecanismos e efeitos. E às vezes uma pesquisa realizada do outro lado do mundo pode modificar totalmente sua rotina. […]

Disponível em: http://www.canalkids.com.br/saude/habitos/durma.htmAcesso em: 30 mar. 2017.

 
a)
Sobre o que trata o texto?

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b) Onde ele foi publicado?

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c) De acordo com o texto, o que a falta de sono ou o sono mal dormido pode provocar?

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Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o texto de divulgação científica e suas características, bem como leem e interpretam o texto.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero ao qual pertence o texto-base, que, no caso, é um texto de divulgação científica, identificando, dessa forma, seu objetivo que é o de informar sobre assuntos relacionados à esfera científica.
O que fazer antes

A finalidade dos textos de divulgação científica é divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Ao trabalhar com os textos informativos em geral, sempre que possível, mostre imagens e vídeos a respeito do assunto que está sendo abordado para que os alunos possam construir uma ideia melhor a respeito do tema. Proponha que os alunos pesquisem as palavras com significado desconhecido no dicionário, tragam outras informações e façam um resumo do texto para que estudem o tema com mais profundidade, retirando de cada parágrafo a ideia principal. Promova debates para troca de ideias sobre o tema entre os alunos da turma.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, verifique o que precisa ser retomado em relação à leitura e compreensão do texto pelos alunos. Reforce a necessidade de que, dependendo da situação, é preciso ler várias vezes um mesmo texto, de modo a compreender e assimilar a maior quantidade possível de informação, tendo em vista a ideia principal; as ideias secundárias; os detalhes; as informações apresentadas em diagramas, ilustrações, tabelas, etc. Recomenda-se, ainda, que antes da leitura se faça uma discussão sobre o tema para levantar os conhecimentos prévios existentes.

Gabarito

a) Sugestão de resposta: O texto fala sobre a importância de se dormir bem, sendo fundamental para a saúde do corpo e da mente.

b) No site canalkids.

c) Pode provocar irritação, cansaço, mau humor, falta de concentração e de memória, além de alterar o metabolismo, prejudicando a digestão e até interferir no desempenho na escola.