Abaixo estão listados animais que vivem nos mares. Circule o nome daqueles que são classificados como invertebrados.
LULA TUBARÃO ARRAIA POLVO
TARTARUGA PEIXE ESTRELA DO MAR
CAMARÃO BALEIA
Ciências
3º ano/ 4º ano
Seres vivos
Abaixo estão listados animais que vivem nos mares. Circule o nome daqueles que são classificados como invertebrados.
LULA TUBARÃO ARRAIA POLVO
TARTARUGA PEIXE ESTRELA DO MAR
CAMARÃO BALEIA
Guiado pela preocupação de levar os alunos a compreenderem que classificações são sempre feitas a partir de critérios, inicie o trabalho perguntando quem sabe o que significa a palavra vértebra. Explore o repertório dos alunos: vértebra e osso é a mesma coisa? Onde ficam as vértebras? O que é coluna vertebral? Qual a importância dela para nosso corpo? Outros animais também têm coluna vertebral?
Apresente então ilustrações por meio das quais os alunos possam perceber como a coluna vertebral permite a sustentação do corpo. Explique então que uma das maneiras de os cientistas classificarem os seres vivos é pelo critério de presença ou ausência de coluna vertebral. Os que possuem coluna vertebral são chamados de vertebrados e os que não possuem, de invertebrados. Esclareça que todos os vertebrados também possuem um crânio. Apresente exemplos, de preferência bastante variados, de animais de ambas as classificações.
Pergunte aos alunos que circularam animais vertebrados o que os levou a pensar que eles não tivessem coluna vertebral. Procure compreender a origem do equívoco, para evitar que cometam novamente o erro. Eventualmente o erro foi por desconhecimento do animal mencionado. Mostre uma imagem ou ilustração do esqueleto de uma tartaruga a fim de que os alunos percebam a constituição desse animal e o papel do seu casco.
Questões em destaque