Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
3º ano/ 4º ano
Seres vivos

Imprimir

Abaixo estão listados animais que vivem nos mares. Circule o nome daqueles que são classificados como invertebrados.

 

LULA            TUBARÃO       ARRAIA          POLVO

 

TARTARUGA        PEIXE           ESTRELA DO MAR

 

        CAMARÃO                BALEIA

Baixe essa questão em .DOC
Questões elaboradas por Questão Demais
Questão anterior Próxima questão
Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Whatsapp
Salvar
Por que perguntar
Identificar animais invertebrados.
Por trás da pergunta
Reconhecer existência de animais invertebrados marinhos.
  • O que fazer antes
  • O que fazer depois
  • Gabarito
O que fazer antes

Guiado pela preocupação de levar os alunos a compreenderem que classificações são sempre feitas a partir de critérios, inicie o trabalho perguntando quem sabe o que significa a palavra vértebra. Explore o repertório dos alunos: vértebra e osso é a mesma coisa? Onde ficam as vértebras? O que é coluna vertebral? Qual a importância dela para nosso corpo? Outros animais também têm coluna vertebral?

Apresente então ilustrações por meio das quais os alunos possam perceber como a coluna vertebral permite a sustentação do corpo. Explique então que uma das maneiras de os cientistas classificarem os seres vivos é pelo critério de presença ou ausência de coluna vertebral. Os que possuem coluna vertebral são chamados de vertebrados e os que não possuem, de invertebrados. Esclareça que todos os vertebrados também possuem um crânio. Apresente exemplos, de preferência bastante variados, de animais de ambas as classificações.

O que fazer depois

Pergunte aos alunos que circularam animais vertebrados o que os levou a pensar que eles não tivessem coluna vertebral. Procure compreender a origem do equívoco, para evitar que cometam novamente o erro. Eventualmente o erro foi por desconhecimento do animal mencionado. Mostre uma imagem ou ilustração do esqueleto de uma tartaruga a fim de que os alunos percebam a constituição desse animal e o papel do seu casco.

Gabarito

Resposta: os alunos devem circular as palavras lula, polvo, estrela do mar, camarão.

Questões em destaque

Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann