Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Situações-problema

A água é um dos recursos naturais mais preciosos que temos em nosso planeta. Muitas pessoas pensam que ela é um recurso infindável, mas você aprendeu nas aulas de Ciências que corremos o risco de viver uma escassez de água se nossos hábitos não forem modificados.

A empresa responsável pelo abastecimento de água no Paraná calculou qual seria o gasto médio de água por pessoa, ao longo de um dia, em uma escola e chegou ao valor de 50 ?.

Fazendo uso de cálculos mentais, assinale as alternativas corretas.

(     ) A minha turma consome mais de 1000 litros de água por dia.

(     ) A minha turma consome menos de 1000 litros de água por dia.

(     ) Ao final de um mês, eu e meus colegas devemos gastar mais de 30 000 litros de água.

(     ) Ao final de um mês, eu e meus colegas gastamos menos de 30 000 litros de água.

Por que perguntar
Reconhecer o uso de unidades de medida de capacidade.
Por trás da pergunta
Realizar cálculos com medida de capacidade.
O que fazer antes

Apresentar as unidades de medida de capacidade convencionais e não convencionais e aplicá-las em atividades diversas, semelhantes ou não à questão proposta. No caso da questão, o aluno terá de fazer cálculos de multiplicação. Caso os alunos ainda não tenham tido oportunidade, apresente um problema em que os alunos precisam calcular um valor tomando os dias úteis do mês como referência.

O que fazer depois

Faça a correção de cada item da questão, pedindo que o aluno que respondeu explique que tipo de raciocínio ele desenvolveu para avaliar se a afirmação é ou não correta. Se muitos alunos ainda encontram dificuldades em desenvolver atividades envolvendo números e medidas por meio de cálculo mental (entendido não apenas como um “cálculo de cabeça”, mas como um operação mental reflexiva, em que se tenha elaborado uma estratégia de pensamento para chegar a uma resposta) , divida a classe em 2 ou 4 grupos. Inicialmente, oriente os grupos para que elaborem uma, duas ou três questões, que depois deverão ser respondidas pelos demais grupos, promovendo uma competição entre eles. A tarefa de produzir as questões obrigará a turma a pensar nas estratégias que seus colegas precisarão pensar para resolver a questão. Coloque como limite que a questão só poderá ser proposta se o próprio grupo souber resolver mentalmente o desafio. Será preciso certificar-se disso antes de abrir a competição.

Gabarito

As respostas dependem do número de alunos que há na classe. Para saber o consumo diário os alunos devem fazer um cálculo por aproximação considerando quantos alunos há na classe. Esse valor precisa ser multiplicado pelo número de dias letivos (em média) que há em mês. Como eles já devem ter resolvido problemas semelhantes, devem saber que se considera que o mês tem em média 20 dias úteis.