Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
4º ano
Cálculo com medida de comprimento

Felipe faz aulas de natação há 2 anos e já é considerado um bom nadador. Na escola onde faz as aulas, a piscina tem 25 m. Normalmente ele nada 500 m a cada aula, mas ele quer aumentar essa distância.

Com base nesses dados, responda:

a) Quantos metros Felipe nada a cada ida e volta na piscina?

b) Quantas voltas ele precisa dar para completar 500 m?

c) Se ele passar a nadar 650 metros, quantas voltas ele terá de fazer a mais do que já faz normalmente?

d) Considerando que Felipe tem aulas de natação duas vezes por semana, quantos quilômetros ele nada semanalmente?

Por que perguntar
Resolver situação problema envolvendo cálculo de distâncias medidas em metro; converter metros em quilômetros.
Por trás da pergunta
Compreender as regras para conversão de medidas, empregando os princípios dos números decimais.
O que fazer antes

Piscinas de escolas de natação geralmente têm 25 ou 50 metros de comprimento, sendo que essa última corresponde à medida oficial das piscinas de competição olímpica, sendo por isso chamada de “piscina olímpica”. Essa extensão facilita o cálculo das metragens que os nadadores precisam nadar: 50 m, 100 m, 200 m. Pelos mesmos motivos, são também boas referências para a formulação de problemas envolvendo medidas, como a aqui proposta. Caso os alunos não estejam familiarizados com piscinas, explique que geralmente cada nadador ocupa uma raia, na qual vai e volta para completar uma volta, sendo que é desse lado da piscina em que ficam as plataformas de partida (e onde o nadador geralmente faz uma parada, para recuperar o fôlego ou simplesmente descansar, sem sair da água). Faça um desenho na lousa representando uma piscina e informe o tamanho dela. Lance então questões para que os alunos procurem responder coletivamente acerca da distância que um nadador faz quando completa 1, 2, 6, x voltas. Represente a distância percorrida por meio da adição dos metros de extensão da piscina. Lembre os alunos da possibilidade de simplificar o cálculo por meio da multiplicação. Formule questões que impliquem o raciocínio reverso: se uma pessoa quiser nadar 700 ou 1000 m, quantas voltas terá de dar?

O que fazer depois

Os itens da questão têm graus de exigência crescente. Procure verificar, entre os alunos que erraram as respostas, quantos se equivocaram já no primeiro cálculo, o que provavelmente deve ter levado ao erro das demais questões. O último item exige que o aluno saiba converter metros em quilômetros, fornecendo indicadores dos alunos que ainda não realizam essa operação com propriedade.

Gabarito

a) Felipe nada 50 metros.

b) Ele precisa completar 10 voltas.

c) Ele precisará completar 16 voltas, 6 a mais.

d) Ele nada 1 km.