Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
4º ano
Poema; compreensão leitora; pronomes pessoais

Leia o texto a seguir e responda às questões.

QUEM MANDA É A PALAVRA

Aqui quem manda é a palavra,
senhora da fantasia
e ferramenta da mágica,
que tudo faz e improvisa
com a voz do abracadabra.

No jogo da fantasia,
pronunciar a palavra
é transformar em magia
o que se diz não ter graça
a vida no dia a dia.

Eu, tu, você, eles, a gente,
digamos, pois, todos nós,
que somos simples viventes,
ouviremos nossa voz,
a palavra frente a frente.

MORAES, Antonieta Dias de. Quem manda é a palavra.
In: Supermágica abracadabra. São Paulo: Global, 1995. p.15.

a) O texto acima é:

(   ) um conto

(   ) um poema

(   ) uma notícia

(   ) uma carta

b) De acordo com a segunda estrofe, qual é a mágica que a palavra faz?

______________________________________________________

c) Em relação à estrutura do texto, indique:

Número de estrofes: ______

Número de versos em cada uma das estrofes: ______

Número de versos no total: ______

d) Observe, na terceira estrofe, os pronomes pessoais apresentados e escreva-os na linha abaixo.

______________________________________________________

e) Como ficariam os versos “que somos simples viventes, ouviremos nossa voz” na 2a pessoa do plural do caso reto? E na 1a pessoa do singular? Faça as adequações necessárias.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o gênero textual poema, sua caracterização e estrutura.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero textual poema; identificar as principais estruturas de sua composição e proceder à localização de informações explícitas no texto.
O que fazer antes

O trabalho com poemas visa não somente a reflexão dos alunos sobre a dimensão sonora das palavras, como também oportuniza práticas de leitura e de produção de texto. Antes da leitura, converse com os alunos sobre o título do poema e a autora; leia o poema em voz alta para que os alunos percebam a entonação adequada em cada verso, questione sobre a ideia principal do texto e as informações complementares.

(Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: documento preliminar. Brasília: MEC, SEB, 2016.)

O que fazer depois

Sempre que possível, retome o trabalho de leitura e interpretação. Leia diferentes textos com os alunos, divida os textos em pequenas partes, dê cada parte para um grupo. Peça que montem os textos, começando pelo título. Durante a atividade, faça intervenções quando necessário, especialmente na ordenação das partes, a fim de garantir que todos possam compreender o sentido do texto. Proponha que os alunos pesquisem e tragam para a sala de aula poemas diversos, leiam e analisem as principais ideias e, se for o caso, realizem dramatizações, elaborem ilustrações ou cartazes a partir de alguns desses textos.

Gabarito

a) Um poema.

b) Transforma em magia o que se diz não ter graça, a vida no dia a dia.

c) 3 estrofes; 5 versos em cada estrofe; 15 versos no total.

d) Eu, tu, eles, nós. : Você é considerado pronome de tratamento.

e) Que sois simples viventes, ouvireis vossa voz. Que sou simples vivente, ouvirei minha voz.