Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
2º ano/ 3º ano
Corpo humano

Imprimir

Dizemos que um indivíduo tem saúde quando seu organismo está em equilíbrio e funciona com regularidade. Para isso ocorrer é preciso que se verifiquem várias condições, entre elas uma alimentação saudável.

a) O que caracteriza uma alimentação saudável?

b) Quais as diferenças entre os alimentos construtores e energéticos?

c) Cite um exemplo de cada um deles.

Baixe essa questão em .DOC
Questões elaboradas por Questão Demais
Questão anterior Próxima questão
Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Whatsapp
Salvar
Por que perguntar
Identificar os alimentos segundo sua classificação por grupos.
Por trás da pergunta
Diferenciar os alimentos segundo seus grupos e propriedades.
  • O que fazer antes
  • O que fazer depois
  • Gabarito
O que fazer antes

Um dos problemas mais graves de saúde pública no Brasil (e em muitos outros países) é o rápido crescimento da população fora do peso ideal, quando não obesa. Se até algum tempo atrás o maior problema era a subnutrição, atualmente o mais grave é a ingestão muito acima do tolerável de alimentos ricos em gorduras e superprocessados. Nesse sentido, a escola desempenha um papel fundamental ao disseminar informação e boas práticas acerca de alimentação saudável. Embora os alunos possivelmente apresentem restrições a vários alimentos (não gostar de vegetais é o mais comum), o fato de estarem em grupo pode ajudar a mudar esses padrões, especialmente se fizerem alguma refeição na escola.

Apresente imagens dos alimentos segundo sua classificação, chamando atenção para o fato de que comida saudável também pode ser muito gostosa, havendo necessidade, porém, de haver predisposição para apreciar seus sabores. O excesso de sódio dos alimentos industrializados contribui para que as crianças achem pouco atraentes os sabores mais delicados de frutas, verduras e legumes.

O que fazer depois

Proponha que os alunos construam uma pirâmide dos alimentos, que fique exposta durante alguns dias em sala de aula. Se for possível, sugira que a turma proponha o cardápio da merenda escolar de um ou mais dias, levando em consideração as recomendações nutricionais que aprenderam.

Gabarito

a) Alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes de que o organismo necessita, tais como proteínas, carboidratos, gorduras ou lipídeos, vitaminas e sais minerais.

b) Os alimentos construtores são aqueles que fornecem proteínas, responsáveis pelo crescimento e manutenção do corpo. Já os energéticos são aqueles que, ricos em carboidratos e gorduras, repõem a energia gasta pelo organismo.

c) Os alunos devem citar, entre outras possibilidades: proteínas: leite, ovos, carnes, feijão e peixe. Lipídeos: óleos e azeites, gorduras animais como manteiga e queijos.

Questões em destaque

Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann