Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
2º ano/ 3º ano
Corpo humano

Dizemos que um indivíduo tem saúde quando seu organismo está em equilíbrio e funciona com regularidade. Para isso ocorrer é preciso que se verifiquem várias condições, entre elas uma alimentação saudável.

a) O que caracteriza uma alimentação saudável?

b) Quais as diferenças entre os alimentos construtores e energéticos?

c) Cite um exemplo de cada um deles.

Por que perguntar
Identificar os alimentos segundo sua classificação por grupos.
Por trás da pergunta
Diferenciar os alimentos segundo seus grupos e propriedades.
O que fazer antes

Um dos problemas mais graves de saúde pública no Brasil (e em muitos outros países) é o rápido crescimento da população fora do peso ideal, quando não obesa. Se até algum tempo atrás o maior problema era a subnutrição, atualmente o mais grave é a ingestão muito acima do tolerável de alimentos ricos em gorduras e superprocessados. Nesse sentido, a escola desempenha um papel fundamental ao disseminar informação e boas práticas acerca de alimentação saudável. Embora os alunos possivelmente apresentem restrições a vários alimentos (não gostar de vegetais é o mais comum), o fato de estarem em grupo pode ajudar a mudar esses padrões, especialmente se fizerem alguma refeição na escola.

Apresente imagens dos alimentos segundo sua classificação, chamando atenção para o fato de que comida saudável também pode ser muito gostosa, havendo necessidade, porém, de haver predisposição para apreciar seus sabores. O excesso de sódio dos alimentos industrializados contribui para que as crianças achem pouco atraentes os sabores mais delicados de frutas, verduras e legumes.

O que fazer depois

Proponha que os alunos construam uma pirâmide dos alimentos, que fique exposta durante alguns dias em sala de aula. Se for possível, sugira que a turma proponha o cardápio da merenda escolar de um ou mais dias, levando em consideração as recomendações nutricionais que aprenderam.

Gabarito

a) Alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes de que o organismo necessita, tais como proteínas, carboidratos, gorduras ou lipídeos, vitaminas e sais minerais.

b) Os alimentos construtores são aqueles que fornecem proteínas, responsáveis pelo crescimento e manutenção do corpo. Já os energéticos são aqueles que, ricos em carboidratos e gorduras, repõem a energia gasta pelo organismo.

c) Os alunos devem citar, entre outras possibilidades: proteínas: leite, ovos, carnes, feijão e peixe. Lipídeos: óleos e azeites, gorduras animais como manteiga e queijos.