Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Receita culinária; verbos no modo imperativo

Leia o texto a seguir e responda às questões.

Gelatina com frutas

Ingredientes
- 1 fatia de melancia, cortada no formato de estrelas
- 1 maçã cortada em círculos
- 1 fatia de melão tipo orange cortada no formato de estrelas
- 1 pacote de gelatina sabor abacaxi

Modo de preparo
Arrume os pedaços de fruta dentro de taças para sobremesa. Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem e despeje-a sobre as taças. Leve as taças para a geladeira por pelo menos três horas antes de servir. Outras frutas podem ser usadas, como morango ou framboesa.

Fonte: https://comidasebebidas.uol.com.br. Acesso em: 05 jun.2017.

a) O texto que você acabou de ler é:

(   ) regra de jogo

(   ) folheto explicativo

(   ) receita culinária

(   ) receita médica

b) Qual é a finalidade desse texto? Escreva abaixo.

_________________________________________________________

c) Observe que os verbos apresentados no texto estão no modo imperativo, ou seja, indicam uma ordem. Copie esses verbos na linha abaixo.

_________________________________________________________

d) Agora, responda: Por que esses verbos foram utilizados no texto?

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o gênero textual receita culinária, sua função sociocomunicativa e estrutura.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero textual receita culinária, identificando, dessa forma, seu objetivo que é o de instruir, ensinar a preparar um alimento, além de reconhecer sua estrutura e as principais características.
O que fazer antes

É importante que o aluno compreenda a linguagem utilizada nas receitas culinárias e a estrutura básica em que se organizam. Há um bloco em que os ingredientes são listados com suas respectivas quantidades e outro em que se apresenta o modo de fazer, com as instruções a serem seguidas. Essas instruções trazem sempre os verbos no imperativo (amasse, misture, corte) ou no infinitivo (amassar, misturar, cortar). Destaque que esse gênero de texto faz parte do nosso cotidiano, diferenciando-se de uma receita médica, por exemplo.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas quanto à função desse gênero de texto ou à sua estrutura, retome o trabalho por meio de leituras de receitas culinárias diversas ou uma situação prática. Convide a turma a preparar uma receita em sala de aula, dividindo os ingredientes entre os alunos e agendando previamente a cozinha da escola, se for necessário. No momento do preparo, peça aos alunos que leiam os ingredientes e o modo de preparo e destaque a importância de se seguir todos os passos corretamente. O modo de preparo deve ser bem explicado para que o leitor não tenha dúvidas na hora de fazer.

Gabarito

a) Receita culinária

b) A finalidade é a de instruir, orientar ou ensinar sobre algo, no caso a fazer uma receita.

c) Arrume, prepare, despeje, leve.

d) Espera-se que os alunos entendam que os verbos imperativos indicam uma maneira de induzir alguém a fazer algo, por isso sua utilização em receitas culinárias, por exemplo.