Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
3º ano
Posição da sílaba tônica nas palavras

Imprimir

Observe a letra da cantiga e faça o que se pede.


MARCHA SOLDADO

Marcha soldado,
cabeça de papel,
quem não marchar direito
vai preso pro quartel.

O quartel pegou fogo,
a polícia deu sinal,
acode, acode, acode
a bandeira nacional.

Cantiga popular


a) Marque a opção em que todas as palavras apresentam a sílaba forte na última sílaba.

 (    ) Sinal, papel, quartel

 (    ) Bombeiro, soldado, ator

 (    ) Médico, bombeiro, polícia


b)
Marque a opção em que todas as palavras apresentam a sílaba forte na penúltima sílaba.

(    ) Policial, operário, carteiro

(    ) Oculista, quartel, engenheiro

(    ) Soldado, fogo, bandeira


c) Faça um X nas palavras que apresentam a sílaba forte na antepenúltima sílaba.

       (    ) Arquiteto       (    ) Geólogo        (    )  Físico        (    )  Carteiro

       (    ) Médico         (    ) Motorista        (    )  Militar        (    ) Técnico

 

d) Agora, responda: Toda sílaba tônica, ou seja, toda sílaba forte das palavras recebe acentuação?

___________________________________________________________________

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem a posição da sílaba tônica nas palavras.
Por trás da pergunta
Conhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, identificando a sílaba forte e fraca nas palavras.
O que fazer antes

É importante que as atividades em sala de aula possam oportunizar situações de leitura para que os alunos consigam identificar a sílaba forte (tônica) e a sílaba fraca (átona) nas palavras e as diferentes posições que essas sílabas ocupam nas palavras. Uma estratégia que facilita identificar a sílaba tônica da palavra é a técnica do chamado, reforçando a sílaba forte do nome ou da palavra que está sendo pronunciada.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de atividades em grupos pequenos. Oriente os alunos a pesquisarem pequenos textos em revistas ou jornais que apresentem palavras com diferentes posições da sílaba tônica; recortem-nas e colem-nas numa folha, separando-as em diferentes grupos, de acordo com as posições encontradas nas palavras. Depois, peça que os grupos troquem as tarefas entre eles e verifiquem se estão corretas. Faça a sua verificação final e solicite que os alunos justifiquem as respostas.

Gabarito

a) Sinal, papel, quartel

b) Soldado, fogo, bandeira

c) Geólogo, Físico, Médico, Técnico

d) Espera-se que os alunos reconheçam que nem toda sílaba tônica é acentuada.