Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
2º ano
Medidas de tempo

Imprimir

Para contar o tempo usamos diversas medidas de tempo. Sobre esse assunto, associe as colunas a seguir corretamente.


(  1  ) quinzena

(  2  ) mês

(  3  ) 2 anos

(  4  ) semestre

(  5  ) bimestre


(     ) 15 dias

(     ) 2 meses

(     ) 48 meses

(     ) 6 meses

(     ) 30 dias

Por que perguntar
Reconhecer unidades de medida de tempo equivalentes (hora, dia, mês e ano).
Por trás da pergunta
Compreender que se pode organizar o tempo fazendo uso de diferentes unidades de medida de tempo.
O que fazer antes

Apresentar aos alunos instrumentos de medida de tempo e suas funções no dia a dia. O calendário e o relógio são instrumentos muito usados no cotidiano e servem como recurso para que o aluno compreenda a organização do tempo cronológico.  Chame atenção para situações do dia a dia escolar em que se faz uso do relógio ( divisão do tempo da aula, horário do recreio, tempo da aula de Educação Física, horário de entrada e saída, etc), e do calendário (tarefa para o dia seguinte, para a semana seguinte, passeio a ser realizado no final do mês, etc). Caso os alunos tenham atividades com professores específicos ao longo da semana, chame atenção para o fato que com o professor x, as aulas são às 3ª e 5ª feiras, por exemplo. Mostre, então, como sempre há um intervalo de 7 dias entre um domingo (ou qualquer outro dia) e o próximo (ou o anterior). É bastante importante que os alunos compreendam que um mês é formado por 30 dias ( 30 dias estão contidos em um mês), e que 12 meses formam um ano. De igual modo, uma quinzena é composta de 15 dias e serão necessários 48 meses para formar 2 anos. Essas correspondências e equivalências serão úteis em muitas situações cotidianas.

O que fazer depois

Estabeleça durante um bimestre ou semestre uma rotina de atividades com periodicidade semanal ou mensal, para que eles percebam como a duração da semana é mais curta do que a do mês. Assinale em um calendário na classe os aniversários de cada aluno  e as datas comemorativas (que só ocorrerão uma vez no ano),  e outras datas que se repitirão (provas bimestrais, ou visita ao dentista, por exemplo). Chame atenção para o emprego de diversas unidades de tempo e diferentes modos de organizá-lo (por semana, por mês, por bimestre, etc).

Gabarito

(   1   ) 15 dias

(   5   ) 2 meses

(   3   ) 48 meses

(   4   ) 6 meses

(   2   ) 30 dias