Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
3º ano
Seres vivos

Imprimir

Leia uma notícia publicada em fevereiro de 2015.

Sem nunca ter cruzado, cadela 'adota' e amamenta filhote de gato no Amapá

História de pitbull chamou a atenção de internautas no Facebook. Donos dizem que cadela começou a produzir leite para amamentar o felino.

Fonte: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/02/sem-nunca-ter-cruzado-cadela-adota-e-amamenta-filhote-de-gato-no-amapa.html  


Um acontecimento torna-se notícia quando chama atenção por ser um fato fora do comum. É o caso de cadelas que amentam filhotes que não são suas crias, especialmente quando os filhotes são gatos (geralmente vistos como vítimas dos cães).

Quais características cães e gatos apresentam em comum que permite uma cadela amamentar um gatinho?

Baixe essa questão em .DOC
Questões elaboradas por Questão Demais
Questão anterior Próxima questão
Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Whatsapp
Salvar
Por que perguntar
Identificar atributos comuns entre cães e gatos.
Por trás da pergunta
Reconhecer que dentro da categoria mamíferos existem animais com características físicas e modo de vida bem distinto.
  • O que fazer antes
  • O que fazer depois
  • Gabarito
O que fazer antes

O estudo dos mamíferos deve estar inserido em uma grande unidade temática acerca dos animais. Nesse momento, o objetivo central é levar os alunos a compreenderem que dentro do reino animal existe uma primeira grande classificação entre vertebrados e invertebrados. O primeiro grupo, por sua vez, pode ser subdivido em mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios, sendo que cada uma dessas classes tem características próprias e subdivisões. Assim, o propósito das aulas de Ciências deve ser articular um conjunto de informações básicas sobre cada animal, articuladas por meio de noções de associação, comparação (diferença x semelhança), caracterização (identificação dos atributos próprios), que auxiliarão os alunos a compreenderem mais profundamente o reino animal nos anos finais do Ensino Fundamental. O foco não deve ser apenas a memorização de uma lista de atributos que caracterizam cada classe, mas desenvolver a capacidade de os alunos também reconhecerem em cada uma das classes semelhanças e diferenças entre as espécies que as compõem. No caso, a questão proposta exige que os alunos entendam que, apesar das diferenças entre si, cães e gatos são mamíferos. Portanto, a classe dos mamíferos é um grupo maior no qual estão inseridos os caninos e felinos.

Acesse https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/taxonomia-como-funciona-o-sistema-de-classificacao-dos-seres-vivos.htm e leia um texto que pode trazer informações subsidiárias ao trabalho em sala de aula.

O que fazer depois

Explore noções matemáticas de grupos menores (caninos e felinos) contidos dentro de grupos maiores (mamíferos), que os alunos devem ter, e que podem auxiliar no entendimento por parte dos alunos.

Gabarito

Ambos são animais mamíferos, que mamam quando filhotes.

Questões em destaque

Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann