Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Seres vivos

Leia uma notícia publicada em fevereiro de 2015.

Sem nunca ter cruzado, cadela 'adota' e amamenta filhote de gato no Amapá

História de pitbull chamou a atenção de internautas no Facebook. Donos dizem que cadela começou a produzir leite para amamentar o felino.

Fonte: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/02/sem-nunca-ter-cruzado-cadela-adota-e-amamenta-filhote-de-gato-no-amapa.html

Um acontecimento torna-se notícia quando chama atenção por ser um fato fora do comum. É o caso de cadelas que amentam filhotes que não são suas crias, especialmente quando os filhotes são gatos (geralmente vistos como vítimas dos cães).

Quais características cães e gatos apresentam em comum que permite uma cadela amamentar um gatinho?

Por que perguntar
Identificar atributos comuns entre cães e gatos.
Por trás da pergunta
Reconhecer que dentro da categoria mamíferos existem animais com características físicas e modo de vida bem distinto.
O que fazer antes

O estudo dos mamíferos deve estar inserido em uma grande unidade temática acerca dos animais. Nesse momento, o objetivo central é levar os alunos a compreenderem que dentro do reino animal existe uma primeira grande classificação entre vertebrados e invertebrados. O primeiro grupo, por sua vez, pode ser subdivido em mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios, sendo que cada uma dessas classes tem características próprias e subdivisões. Assim, o propósito das aulas de Ciências deve ser articular um conjunto de informações básicas sobre cada animal, articuladas por meio de noções de associação, comparação (diferença x semelhança), caracterização (identificação dos atributos próprios), que auxiliarão os alunos a compreenderem mais profundamente o reino animal nos anos finais do Ensino Fundamental. O foco não deve ser apenas a memorização de uma lista de atributos que caracterizam cada classe, mas desenvolver a capacidade de os alunos também reconhecerem em cada uma das classes semelhanças e diferenças entre as espécies que as compõem. No caso, a questão proposta exige que os alunos entendam que, apesar das diferenças entre si, cães e gatos são mamíferos. Portanto, a classe dos mamíferos é um grupo maior no qual estão inseridos os caninos e felinos.

Acesse https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/taxonomia-como-funciona-o-sistema-de-classificacao-dos-seres-vivos.htm e leia um texto que pode trazer informações subsidiárias ao trabalho em sala de aula.

O que fazer depois

Explore noções matemáticas de grupos menores (caninos e felinos) contidos dentro de grupos maiores (mamíferos), que os alunos devem ter, e que podem auxiliar no entendimento por parte dos alunos.

Gabarito

Ambos são animais mamíferos, que mamam quando filhotes.