Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
4º ano/ 5º ano
Seres Vivos

Leia o texto a seguir.

A Amazônia é a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil – ocupa quase metade (49,29%) do território nacional. Esse bioma cobre totalmente cinco Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima), quase totalmente Rondônia (98,8%) e parcialmente Mato Grosso (54%), Maranhão (34%) e Tocantins (9%). Ele é dominado pelo clima quente e úmido (com temperatura média de 25 °C) e por florestas. Tem chuvas torrenciais bem distribuídas durante o ano e rios com fluxo intenso.

[...]

A vegetação característica é de árvores altas. Nas planícies que acompanham o Rio Amazonas e seus afluentes, encontram-se as matas de várzeas (periodicamente inundadas) e as matas de igapó (permanentemente inundadas). Estima-se que esse bioma abrigue mais da metade de todas as espécies vivas do Brasil.

Disponível em: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2009/10/biomas-brasileiros . Acesso em 1o jun 2017.

Agora responda:

a) Como se chama o bioma apresentado no texto?

b) Por que ele é um bioma importante para o Brasil e para o mundo?

c) Aponte 3 diferenças entre esse bioma e a caatinga.

Por que perguntar
Identificar e comparar características de dois biomas brasileiros.
Por trás da pergunta
Reconhecer a diversidade dos biomas brasileiros.
O que fazer antes

O tema dos biomas brasileiros está presente tanto no estudo de Ciências como no de Geografia. Dependendo da proposta curricular, pode ser que os alunos já tenham tido oportunidade de estudá-lo, embora o ideal é que fizessem isso simultaneamente, o que poderia favorecer o entendimento de que vários campos do conhecimento estudam o mesmo objeto.

O estudo dos biomas deve começar por aquele no qual os alunos estão inseridos, porque possivelmente é sobre ele que têm mais conhecimento. Converse com a turma sobre os vários aspectos: localização, características do clima, da vegetação, fauna e flora lá encontrada, quais são as populações que tradicionalmente vivem neles e o modo de vida que levam e as ameaças que esses ambientes sofrem atualmente. Pela abrangência dos aspectos, essa unidade de trabalho exigirá várias semanas de estudo, para não se resumir apenas à uma longa e desinteressante descrição de informações. Um bom planejamento poderá aproveitar o estudo do tema também nas aulas de Matemática e Língua Portuguesa. Complemente o estudo com a apresentação de vídeos e/ou a indicação de livros paradidáticos que tratam dos biomas. Verifique se não há títulos na biblioteca da escola.

O que fazer depois

Faça um quadro na lousa e complete-os com o comparativo solicitado na questão. Amplie-o, depois, comparando a Floresta Amazônica com os demais biomas.

Gabarito

a) Floresta amazônica.

b) Pela sua grande extensão e características, ele é importante em várias dinâmicas naturais, como regime de chuvas, e estima-se que represente a maior biodiversidade do mundo.

c) Na caatinga a vegetação é marcada por árvores baixas, muitas com espinhos, que conseguem armazenar água por longos período, já que o clima é bastante seco. A fauna também é bastante diversa.